Na terça-feira (22/12), durante a solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Ari Moutinho, realizada no auditório na sede do tribunal, o governador José Melo declarou que, no primeiro semestre de 2016 que realizará uma redução no orçamento do Executivo estadual por conta da crise econômica que assola o país.
Imagem de Divulgação
José Melo afirmou as medidas de redução de custos serão anunciadas no ano que vem, mas não adiantou quais órgãos da administração direta e indireta devem ser afetados com o corte de recursos.
Em 2015, o governador realizou 2 reformas administrativas. A primeira, onde foram extintos 702 cargos comissionados, 91 funções gratificadas e 89 grupos de trabalho. O governo do Estado estimou uma economia na ordem de R$ 56 milhões, na época.
Na segunda reforma em outubro deste ano, foram cortados 130 cargos comissionados e secretarias foram fundidas. Outras medidas como a revisão de aluguel de veículos e mudança no modo de compras de passagens aéreas foram implantadas. Melo afirmou as alterações geraria uma economia de R$ 700 milhões, por ano, aos cofres públicos.