Uma das plantas medicinais mais populares na Amazônia e que produz inúmeros benefícios é o Jucá, especialmente na questão anti-inflamatória. O seu uso mais popular é colocá-lo no álcool e usá-lo para desinflamar. Porém, é necessário ter um alerta sobre os riscos que o seu mau uso provoca, ou mesmo, em outros aspectos relacionados.
A planta medicinal Jucá não deve ser utiliza por mulheres que se encontrem no período da menstruação, que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês.
Não foram encontrados efeitos colaterais associados ao uso do jucá. Entretanto, nenhum tipo de tratamento deve ser feito sem a orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser utilizada de maneira excessiva.
O chá de jucá deve ser tomado com cautela, e se ele for consumido de modo exagerado pode provocar efeitos indesejáveis ou inclusive atuar como uma planta tóxica. Portanto, antes de utilizar o jucá, vale a pena consultar o médico para se certificar de que ele não fará mal para você. Isso é aconselhável para todas as pessoas, principalmente para crianças, idosos, adolescentes e indivíduos que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.
Não utilize a planta medicinal como forma de auxiliar qualquer tipo de tratamento ou acreditando que o jucá emagrece sem que haja a autorização do seu médico, e nem substitua o tratamento passado pelo profissional pelo uso da erva, porque isso pode colocar a sua saúde em sérios riscos.
É necessário ainda que o médico ou um especialista fitoterápico oriente em relação à quantidade da planta medicinal que a pessoa pode utilizar.
Cuidados com o jucá!