Cultura e esporte ganham destaque na gestão David Almeida com eventos e investimentos históricos - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, sexta, 14 de março de 2025

Manaus

Cultura e esporte ganham destaque na gestão David Almeida com eventos e investimentos históricos

Publicado

em

Nos quatro primeiros anos da gestão David Almeida, o segmento da cultura foi transformado. Editais de fomento, novas leis, programas e o Plano Municipal de Cultura impulsionaram a produção cultural, assim como grandes eventos. De acordo com o prefeito David Almeida, que nesta segunda-feira, 10/2, realizou a leitura da mensagem governamental durante a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a meta para a nova gestão é ampliar os benefícios da cultura na sociedade manauara.

“Manaus tem hoje eventos culturais inclusivos e voltados para todos os públicos. Na nossa gestão, descentralizamos o Réveillon para diversas zonas da cidade e criamos o Réveillon Gospel. O aniversário da cidade também ganhou mais festas. Além do tradicional ‘Boi Manaus’, nós temos mais uma comemoração na zona Leste, ao lado do parque Gigantes da Floresta e uma celebração gospel, na Ponta Negra. No ‘#SouManaus Passo a Paço’, que é um sucesso de público, colocamos atrações para o público cristão, porque hoje 40% da população de Manaus é de evangélicos e nós trabalhamos com a proporcionalidade”, afirmou o prefeito David Almeida, nesta segunda-feira, 10/2, durante a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Foto – Divulgação / Semcom

Após 20 anos de criação do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), na gestão David Almeida, Manaus passou a contar com o Plano Municipal de Cultura e a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A cidade é a quinta do país a possuir uma Lei de Incentivo à Cultura. Também foram criados o Programa Municipal de Formação Artístico e Cultural (Promfac) e implementada a Lei Paulo Gustavo (LPG), tornando Manaus a primeira capital a entregar seu Plano de Ação na plataforma Transfere-Gov, garantindo o credenciamento para receber R$ 17,6 milhões destinados a projetos culturais.

Com o impulsionamento no setor, o resultado veio com eventos culturais de destaque, como o “Arte pela Cidade”, que levou música, dança e teatro em logradouros públicos, promovendo o acesso gratuito da população às artes e cultura, o “Boi Manaus” e o “Sou Manaus Passo a Paço”, que reuniu cerca de 1,3 milhão de pessoas nas três edições do festival realizado no centro histórico, beneficiando mais de 600 artistas locais, mais de 520 empreendedores e gerando mais de 10 mil postos de trabalho todos os anos.

Na nova gestão, haverá ampliação dos programas já existentes que foram sucesso nos últimos quatro anos e novos serão criados, como a “Casa dos Saberes” e a “Casa dos Fazeres”, dedicadas à cultura indígena, e as semanas de aniversários do pintor Moacir Andrade, do poeta Thiago de Mello e também a Semana do Dia Internacional do Livro. Também serão implementados o Centro de Arqueologia de Manaus (CAM) e o Centro Cultural da Comunidade do Tupé.

Advertisement
Conheça nosso canal de Vídeo Notícias do No Amazonas é Assim!

Foto – Divulgação / Semcom

Esporte e lazer

A gestão David Almeida criou, em junho de 2022, a Fundação Manaus Esporte (FME) para fortalecer as políticas públicas voltadas ao esporte e incentivar a prática esportiva na capital amazonense. No ano seguinte, Manaus conquistou o título de “Cidade Sul-Americana do Desporto”, certificação internacional emitida pela Aces Europe, que reconhece o trabalho da Prefeitura de Manaus na área esportiva.

Foto – Divulgação / Semcom

Há décadas abandonados, na gestão David Almeida, mais de 20 espaços esportivos passaram por revitalização e modernização. Outros ganharam manutenções preventivas. Mais de 300 projetos sociais e 25.553 crianças e jovens foram beneficiados com o projeto “Esporte na Comunidade”. Já no “Manaus Olímpica”, mais de 250 atletas foram beneficiados com passagens aéreas para participar de competições nacionais e internacionais de alto rendimento.

Para os próximos anos, o objetivo da prefeitura é dar continuidade à reforma de quadras, campos de futebol e complexos esportivos nos bairros e construir cinco novos Espaços Esportivos Comunitários, além de ampliar os programas “Esporte na Comunidade” e “Manaus Olímpica” e fortalecer ainda mais a prática esportiva nas escolas com os programas “Xadrez nas Escolas” e “Aprender Lutando”.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?…

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações