Cúpula do Clima começa em Belém com líderes de 57 nações e foco em preservação da Amazônia - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Brasil

Cúpula do Clima começa em Belém com líderes de 57 nações e foco em preservação da Amazônia

Publicado há

em

A capital paraense se torna, a partir desta quinta-feira (6/11), o centro das atenções mundiais com o início da Cúpula do Clima, que reúne líderes de 57 países para discutir ações concretas de combate às mudanças climáticas e proteção das florestas tropicais. O evento é considerado um “esquenta” para a COP 30, que será realizada também em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu oficialmente os debates, reforçando que o encontro marca um momento histórico na mobilização global pela preservação ambiental. Em pauta, temas como clima e natureza, transição energética e os impactos das tragédias climáticas na humanidade.

Na COP 15, em 2009, os países ricos prometeram 100 bilhões de dólares por ano para ajudar quem mantém floresta em pé. Até hoje, esse dinheiro não veio. Agora, a dívida já passa de 1 trilhão e 300 bilhões”, destacou Lula em tom crítico. “A novidade é que o nosso Fundo de Florestas Tropicais para Sempre não será doação — será investimento. Preservar é também gerar riqueza”, completou.

Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Durante o evento, o Brasil apresenta oficialmente o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), uma proposta liderada por Lula que busca remunerar países que preservam suas florestas tropicais, destinando 20% dos recursos a povos indígenas e comunidades tradicionais.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou que a redução das desigualdades sociais também é essencial para combater os efeitos do clima.

“O mundo precisa encontrar novas fontes de financiamento para quem mais preserva. Não basta cobrar, é preciso reconhecer e investir naqueles que protegem o planeta”, afirmou.

Programação e sessões temáticas

A Cúpula do Clima conta com plenárias gerais, sessões temáticas e reuniões bilaterais, todas com transmissão ao vivo pela EBC e Canal Gov, que prometem cobertura “em cima do lance” dos discursos e anúncios.

Advertisement

📅 Programação desta quinta (6):

7h – 10h: Chegada dos líderes e recepção por Lula

10h30 – 17h30: Plenária Geral dos Líderes

13h30 – 15h: Almoço do Fundo de Florestas Tropicais

15h – 17h30: Sessão “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos”

17h30: Foto de família

📅 Sexta (7):

Advertisement

10h – 10h30: Foto de Família

10h30 – 18h: Continuação da Plenária Geral

11h – 13h: Sessão sobre Transição Energética

15h30 – 18h: Sessão “10 anos do Acordo de Paris: Financiamento e NDCs”

A importância da Amazônia no centro das decisões globais

Ao sediar o evento, Belém reforça o papel estratégico da Amazônia na agenda climática mundial. O Brasil busca liderar um novo modelo de desenvolvimento sustentável que una preservação ambiental, geração de renda e protagonismo dos povos da floresta.

Com a presença de chefes de Estado, ministros e representantes de organizações internacionais, a Cúpula é vista como um ensaio geral para a COP 30, quando a Amazônia será o epicentro das negociações globais sobre o futuro do planeta.

Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações