Publicado
2 anos atrásno
As pesquisas mais confiáveis do mercado divulgarão seu último balanço daqui a pouco. Vale ressaltar que na eleição de 2018, na pesquisa divulgada um dia antes do segundo turno de 2018, o apontou Bolsonaro com dez pontos de vantagem sobre Haddad. O presidente teve 55% das intenções para votos válidos, contra 45% do adversário. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na mesma data, o Ibope (atual Ipec) mostrou Bolsonaro com 54%, e Haddad com 46%. A margem de erro também era de dois pontos percentuais.
Quando as urnas se abriram no dia seguinte, Bolsonaro venceu com 55,13% dos votos válidos, e Haddad ficou com 44,87%. Os dois institutos acertaram, mas o Datafolha conseguiu ser ainda mais preciso.
“Os desempenhos do Datafolha e do Ipec em 2018 foram realmente impressionantes, sobretudo quando consideramos que o Brasil é um país continental, multifacetado, com regiões de difícil acesso e que possui mais de 200 milhões de habitantes. O Datafolha ficou a apenas 0,1% do resultado obtido por Bolsonaro e, naturalmente, 0,1% do que Haddad conseguiu nas urnas”, aponta o jornalista Silvio Nogueira, do Pragmatismo.
O Datafolha e o Ipec divulgam hoje, a partir das 18h, as últimas pesquisas de intenção de voto para a Presidência entre Lula e Bolsonaro. O Datafolha vai entrevistar pessoalmente 8.320 eleitores em todo o país até este sábado e também vai perguntar sobre como eles avaliaram a participação dos candidatos no debate presidencial promovido pela TV Globo na noite de ontem. Já o Ipec vai ouvir 4.272 pessoas em todos os estados até este sábado.
Após o resultado do primeiro turno, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro investiram contra as pesquisas eleitorais, apontando a diferença entre os levantamentos e o resultado das urnas.
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) chegou a apresentar um projeto de lei para criminalizar sondagens que divirjam dos resultados da urna, e 179 deputados assinaram um pedido para instalar uma CPI para investigar os institutos.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Roberto Cidade sobe nas pesquisas e se consolida como segundo favorito na disputa pela Prefeitura de Manaus
Nova Pesquisa do IPEN revela mudanças na Corrida pela Prefeitura!
Nova pesquisa eleitoral aponta David Almeida ampliando vantagem na disputa eleitoral. Confira
Silas Câmara é cassado pelo TRE-AM e Adail Filho perde mandato de deputado federal por tabela! Confira o que muda!
Beto City passa Menezão e já aparece em 3º na corrida pela Prefeitura de Manaus! Confira a última Pesquisa Eleitoral divulgada
Pref. David Almeida segue acima de 70% de aprovação e liderando as intenções de voto