Publicado
1 mês atrásno
Por
Juliana Aguirre
O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na tarde da segunda-feira, 18/11, a liberação do tráfego na avenida Mário Ypiranga, importante corredor viário da capital, que recebeu intervenções estruturais em apenas 92 horas. Executada por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a intervenção incluiu a substituição de duas linhas de drenagem de aço por aduelas de concreto, ampliando a capacidade de vazão de água do igarapé do Bindá. Além disso, foram realizados serviços de terraplanagem, concretagem e aplicação de asfalto no trecho afetado.
No local, o prefeito destacou a celeridade na execução da obra e a preocupação em antecipar a liberação da via.
“É a obra de drenagem mais rápida da história da cidade de Manaus. Estamos liberando, neste momento, a pista no sentido Centro-bairro, e a faixa no sentido bairro-Centro será liberada um pouco mais tarde, ainda hoje. A obra continua, e vamos entregá-la completamente na quarta-feira”, afirmou.
Os antigos tubos de ferro foram substituídos por 80 novas aduelas, um equipamento mais moderno e eficiente, que garantirá maior vazão das águas do igarapé do Bindá e ajudará a evitar futuros problemas na via.
“O prefeito David Almeida já havia feito um planejamento para as obras de reestruturação do trecho desnivelado desta importante avenida que conecta vários bairros, e quando chegou o dia do feriado da Proclamação da República junto com o final de semana, viu o cenário perfeito para executar as obras, sem causar grandes transtornos no trânsito. Hoje estamos aqui, liberando a via antes do cronograma ajustado, porque na gestão do prefeito David nós temos celeridade e responsabilidade com a população”, completou o secretário de Obras, Renato Junior.
Na segunda-feira, as equipes trabalharam com a terraplanagem para regularizar o solo, o lançamento do concreto compactado com rolo (CCR), também conhecido como concreto rolado. Nessa fase da obra a equipe continua aplicando o asfalto, a avenida recebeu uma média de 120 toneladas.
A feirante Helena Figueiredo, 66 anos, foi prestigiar a obra de perto, e ficou impressionada com o avanço. “Eu tô achando essa obra maravilhosa que eu vim olhar de perto, confesso que no começo fiquei apavorada porque é a minha rota, imaginei que ia demorar meses, uma obra tão rápida desse jeito obrigada prefeito David Almeida e secretário Renato Junior”, agradeceu.
Com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), cerca de 60 agentes de trânsito monitoraram a reabertura da avenida Mário Ypiranga para o tráfego de veículos, que anteriormente eram desviados na rotatória do Eldorado e agora, poderão seguir no sentido bairro. Já os que vinham no sentido bairro-Centro, que enfrentavam desvios no viaduto da Djalma Batista e nas adjacências, também terão o acesso normalizado.
Os ônibus do transporte público também voltarão a realizar o itinerário normalmente. O IMMU reforça o compromisso com a mobilidade urbana e com a segurança dos moradores.
“A determinação do prefeito David Almeida é trabalhar pela fluidez e segurança para a população, vamos continuar monitorando a via até que ela volte a fluidez normal”, disse o vice-presidente de trânsito do IMMU, Edson Leda.
Unidades móveis de saúde ampliam atendimento em bairros de Manaus
Prefeitura de Manaus se une à operação Rodovida para prevenir acidentes de trânsito
Campanha antirrábica de Manaus prorroga vacinação até janeiro de 2025
Prefeitura de Manaus leva Natal solidário à comunidade Bom Sucesso na zona rural
Operação ‘Natal com Saúde’: Visa Manaus apreende 200 kg de alimentos impróprios e autua seis comércios
Réveillon Manaus 2025: Prefeitura amplia frota de ônibus para atender três zonas da cidade