Manaus
Deputada Joana Darc faz live e mostra gaiola que Filó estava dentro do IBAMA: ‘Cativeiro’
Na tarde deste sábado (29/4), a deputada Joana Darc (União Brasil) conseguiu entrar na sede do IBAMA após ter um mandado de segurança favorável a fim de fiscalizar as instalações e realizar avaliação clínica e física na capivara ‘Filó’, sem qualquer impedimento. A decisão garantia a entrada de Joana, Agenor e de veterinários.
A decisão do juiz federal plantonista Márcio Cavalcante, da 9ª Vara Civil, foi favorável para a deputada Joana Darc, integrante da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas e o para ribeirinho e digital influencer Agenor Tupinambá.
No documento, o magistrado classifica que a retirada da capivara do habitat natural no município de Autazes ocorrida de forma abrupta e afirma que o Ibama está violando o dever de transparência e de informação ambiental.
Após acessar o interior do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (Cetas), a parlamentar fez uma transmissão ao vivo mostrando as péssimas condições em que estava acomodada Filó assim como outros animais do local.
Na ocasião, a deputada Joana mostrou durante uma live as condições precárias que Filó estava alojada. Apesar dos servidores do órgão terem soltado a capivara no recinto onde estava, Joana conseguiu ver a gaiola que Filó estava presa. Nas imagens é possível ver que a capivara estava abatida, diferente de quando estava aos cuidados de Agenor.
Segundo a parlamentar, o animal está “trancafiado” em uma gaiola suja de fezes e com água suja para se hidratar. “É aqui onde a ‘Filó’ está trancafiada. Água suja da ‘Filó’. Por isso que não querem que a gente grave”, disse Darc. “Aqui que é o cativeiro da Filó”, disse Joana.
Durante a transmissão, Darc discutiu com uma servidora do Ibama que tentava impedir os registros feitos pela parlamentar, que afirmava que só iria sair dali com a capivara Filó, visto que enquanto Filó estava na propriedade de Agenor, ela era livre e estava no habitat natural. “Só sairemos daqui com a Filó”, falava a deputada. “Vou acampar aqui dentro até a polícia me tirar daqui”.
De acordo com Joana Darc, os advogados que defendem Agenor Tupinambá teriam entrado com um mandado de segurança para tentar devolver a capivara ao influenciador, e todos ali aguardavam a decisão judicial.
A capivara Filó foi apreendida pelo Ibama na última quinta-feira (27/4) quando foi entregue por Agenor Tupinambá aos agentes do IBAMA.
Confira o vídeo do cativeiro onde estava a capivara Filó dentro do IBAMA:
Ver essa foto no Instagram








