Política
Deputado Roberto Cidade deverá ser aclamado com todos os votos para a Presidência da ALE-AM

Publicado
2 anos atrásem

O deputado estadual Roberto Cidade (UB), o mais votado do último pletoo pela sociedade amazonense, agora desponta para ser reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), no próximo dia 1° de fevereiro, com todos os 24 votos de deputados estaduais. Roberto Cidade, que atualmente é o Presidente da ALE-AM, tem sido muito bem avaliado por antigos e novos deputados.
Com a eleição praticamente garantida, Roberto Cidade conta com o voto inclusive de deputados da oposição ligados ao senador Eduardo Braga (MDB) e ao ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). A negociação pelos cargos da Mesa Diretora ocorrer entre deputados mais alinhados ao governador Wilson Lima (UB). Ao todo são 10 cargos divididos entre vice-presidente e corregedor.
Composição
A deputada estadual reeleita Joana Darc (UB), líder do governador Wilson Lima (UB), durante metade da legislatura passada, afirmou ao A CRÍTICA que tem o interesse de fazer parte da Mesa Diretora e relata que está conversando com o presidente sobre o assunto. Questionada sobre qual cargo almeja, a deputada afirmou que ainda não foi definido.
“Estamos conversando. Não fiz parte durante o mandato passado, mas com a representatividade da mulher mais votada da história do Amazonas, a primeira na capital e a segunda no interior, seria interessante ter essa representatividade na Mesa Diretora”, contou a deputada.
Ela lembra que não votou em Cidade na legislatura anterior, mas que desta vez irá votar por convicção porque segundo ela, Roberto “tem sido um ótimo presidente”.
Joana e Cidade já tiveram a relação estremecida depois que a parlamentar o acusou de ter comprado o voto de seus pares na eleição para o comando da Casa realizada no final de 2020.
Proporcionalidade
Outro nome que desponta para concorrer a cargos na Mesa é o do deputado Abdala Fraxe (Avante). À reportagem, o deputado confirmou que negocia para ser o nome do Avante na primeira vice-presidência da Casa.
Abdala explicou que a distribuição dos cargos é feita do ponto de vista da proporcionalidade partidária. Depois do União Brasil (UB), partido do governador Wilson Lima, o Avante foi o que mais elegeu deputados com quatro parlamentares.
“Temos esse propósito pela questão da proporcionalidade. O partido do presidente Roberto elegeu seis deputados e outro que mais elegeu foi o nosso com quatro. Pela proporcionalidade, estamos tendo essa conversa com o presidente e com outros pares também porque isso não pode ser apenas um desejo individual nosso”, narrou Abdala.
O Avante é encabeçado no Amazonas pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Caso a negociação avance, David, que já foi deputado estadual, terá um nome seu na segunda cadeira mais importante do Legislativo.
Abdala Fraxe garante que Roberto Cidade disputa sem nenhuma concorrência a reeleição. Segundo ele, nomes da oposição como o do deputado Wilker Barreto (Cidadania) votarão no atual presidente. “Não é uma possibilidade. É certeza mesmo que ele será aclamado. Todos eles já gravaram vídeo de apoio para o presidente e em relação a isso não tem mais discussão não”, assegurou Fraxe.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Deputado Roberto Cidade comanda votação que instituiu PCCR aos servidores da Jucea e garantiu maior autonomia à Defesa Civil
Lei de Roberto Cidade que assegura atendimento prioritário para pessoas com Espectro Autista é sancionada
Leis de Proteção à mulher e Geração de emprego e renda de autoria de Roberto Cidade, são sancionadas
Roberto Cidade pede esclarecimentos de 14 barragens de mineração, vulneráveis a rompimento em Presidente Figueiredo
‘Cidade em Ação’: Serviços de saúde e cidadania são ofertados na zona Oeste de Manaus
Reciclagem: Iniciativas de Roberto Cidade visam mitigar danos ao meio ambiente e às pessoas