Publicado
2 anos atrásno
O deputado estadual Roberto Cidade (UB), o mais votado do último pletoo pela sociedade amazonense, agora desponta para ser reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), no próximo dia 1° de fevereiro, com todos os 24 votos de deputados estaduais. Roberto Cidade, que atualmente é o Presidente da ALE-AM, tem sido muito bem avaliado por antigos e novos deputados.
Com a eleição praticamente garantida, Roberto Cidade conta com o voto inclusive de deputados da oposição ligados ao senador Eduardo Braga (MDB) e ao ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). A negociação pelos cargos da Mesa Diretora ocorrer entre deputados mais alinhados ao governador Wilson Lima (UB). Ao todo são 10 cargos divididos entre vice-presidente e corregedor.
A deputada estadual reeleita Joana Darc (UB), líder do governador Wilson Lima (UB), durante metade da legislatura passada, afirmou ao A CRÍTICA que tem o interesse de fazer parte da Mesa Diretora e relata que está conversando com o presidente sobre o assunto. Questionada sobre qual cargo almeja, a deputada afirmou que ainda não foi definido.
“Estamos conversando. Não fiz parte durante o mandato passado, mas com a representatividade da mulher mais votada da história do Amazonas, a primeira na capital e a segunda no interior, seria interessante ter essa representatividade na Mesa Diretora”, contou a deputada.
Ela lembra que não votou em Cidade na legislatura anterior, mas que desta vez irá votar por convicção porque segundo ela, Roberto “tem sido um ótimo presidente”.
Joana e Cidade já tiveram a relação estremecida depois que a parlamentar o acusou de ter comprado o voto de seus pares na eleição para o comando da Casa realizada no final de 2020.
Outro nome que desponta para concorrer a cargos na Mesa é o do deputado Abdala Fraxe (Avante). À reportagem, o deputado confirmou que negocia para ser o nome do Avante na primeira vice-presidência da Casa.
Abdala explicou que a distribuição dos cargos é feita do ponto de vista da proporcionalidade partidária. Depois do União Brasil (UB), partido do governador Wilson Lima, o Avante foi o que mais elegeu deputados com quatro parlamentares.
“Temos esse propósito pela questão da proporcionalidade. O partido do presidente Roberto elegeu seis deputados e outro que mais elegeu foi o nosso com quatro. Pela proporcionalidade, estamos tendo essa conversa com o presidente e com outros pares também porque isso não pode ser apenas um desejo individual nosso”, narrou Abdala.
O Avante é encabeçado no Amazonas pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Caso a negociação avance, David, que já foi deputado estadual, terá um nome seu na segunda cadeira mais importante do Legislativo.
Abdala Fraxe garante que Roberto Cidade disputa sem nenhuma concorrência a reeleição. Segundo ele, nomes da oposição como o do deputado Wilker Barreto (Cidadania) votarão no atual presidente. “Não é uma possibilidade. É certeza mesmo que ele será aclamado. Todos eles já gravaram vídeo de apoio para o presidente e em relação a isso não tem mais discussão não”, assegurou Fraxe.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Deputado Roberto Cidade comanda votação que instituiu PCCR aos servidores da Jucea e garantiu maior autonomia à Defesa Civil
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas