Publicado
2 anos atrásno
Existe uma teoria da conspiração maravilhosa que aponta que o homem jamais esteve na lua, ou melhor, que Neil Armstrong jamais pisou na lua mesmo com todas as evidências e o motivo? A sola não bate.
Essa teoria conspiratória começou a circular em 2016 nas redes sociais, especialmente próximo do histórico 20 de julho. Nela, internautas questionaram se as pegadas que o astronauta deixou na Lua realmente teriam sido feitas por essa bota que tem o formato da sola do sapato diferente daquela impressa e a partir daí, ampliaram a dúvida para se questionar se de fato teria tido essa viagem ao satélite da Terra.
As imagens, que foram repercutidas durante a segunda quinzena de agosto de 2016, há 7 anos, mostravam o traje de Neil Armstrong, focando nas botas do astronauta, e uma das pegadas que ele teria deixado quando foi à Lua, durante o dia 20 de julho de 1969.
Na legenda que acompanhava as fotos durante a primeira vez que foram divulgadas em conjunto, o internauta que as postou nas redes sociais sugeriu que a bota que o astronauta americano usou para caminhar no satélite espacial possuía marcas diferentes daquelas que eram mostradas na imagem que mostraria sua pegada na Lua.
Claro que isso virou um grande alarde nas redes sociais e passou a ser uma trollagem. Como? Sempre que exibem essas duas imagens através do Google Busca, existe uma janela com um título que não deveria ter sido visto. Abaixo dois exemplos
A teoria voltou a repercutir mais uma vez através do Twitter numa publicação que diz ‘O homem não foi para lua, e eu posso provar‘. No entanto, a teoria não condiz com a verdade.
A janela semi-oculta desse caso oculta seria : plant vs zombies gay hentai
O homem não foi pra lua, e eu posso provar pic.twitter.com/1bls5APlBg
— Uma Ou Mais Construções De Lego 🇧🇷 (@TodoDiaLego) February 27, 2022
ou nesse outro perfil publicado agora em 2023, em português com outra foto do astronauta, e outra busca “semi oculta”.
https://twitter.com/baixo_idh/status/1636306480793108484
Essa também não foi a primeira teoria da conspiração a surgir sobre a conquista feita pelos Estados Unidos, que ocorreu em plena Corrida Espacial. O envio dos humanos até a Lua já foi visto por muitos questionadores como uma manobra feita pelos representantes do governo americano para enganar seu próprio povo e até mesmo o mundo.
Com o passar dos anos, diversas justificativas acabaram sendo empregadas para sustentar as teorias da conspiração, e a de 2016, feita nas redes sociais, foi uma das mais recentes. Mas, acontece que as botas de Neil Armstrong não revelam farsa alguma nem sobre a missão em que ele estava, nem sobre a ida do homem até a lua.
Isso acontece porque, apesar das imagens serem reais, a fotografia do traje espacial que Neil Armstrong usou foi tirada por Phil Plait, que participa do blog Bad Astronomy em 2015, enquanto ele visitava o Museu Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos, e a da pegada realmente foi tirada em 20 de julho de 1969 por um astronauta, elas foram tiradas de contexto, já que a última nem tem conexão com Armstrong.
A foto da pegada, na verdade, foi registrada pelo companheiro de voo de Neil Armstrong, Buzz Aldrin, que acabou fotografando a pegada para depois poder mostrar para os cientistas dentro da Nasa, que então teriam uma chance de estudar a consistência do solo lunar usando dela.
Além disso, quando se tratava de pisar na Lua, os astronautas americanos não utilizavam apenas a bota que pode ser vista no traje que está exposto.
Ao pisar no satélite, eles também usaram uma sobre bota, que serviu para garantir mais aderência ao solo durante o feito histórico do homem.
Existe uma única foto do Neil Armstrong que é essa abaixo.
Toda a preparação de lançamento da Apollo 11 durou oito horas naquele 20 de julho de 1969. Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram com segurança em Mare Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade) naquele dia. Michael Collins ficou dentro do foguete.
Os astronautas caminharam na Lua por mais de duas horas, coletando rochas e solo e montando pacotes de experimentos.
A partir das amostras da Apollo 11, a Nasa estudou lavas vulcânicas antigas, que se cristalizaram há mais de 3,6 bilhões de anos.
As coletas também mostraram que o solo lunar tem semelhança em composição química às rochas da Terra, mas são extremamente secas, sem evidência de qualquer água significativa na Lua, passada ou presente.
A tripulação desembarcou no Havaí em 24 de julho.
Até o momento, nenhuma mulher pisou em solo lunar. O programa Artemis, projetado pela Nasa, visa levar a humanidade de volta ao sátélite. A missão está prevista para acontecer em 2025 e 2026.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Lenda Urbana com Inteligência Artificial : A Lenda de Ratanabá
Estação Espacial Internacional registra um esquadrão de OVNIs escondidos nas nuvens!
NASA define astronautas que irão participar da missão Arthemis II
A anaconda pode engolir uma pessoa? Saiba se é migué ou do rocha!
Um asteroide maceta vai passar ”tirando fino” da Terra
Pesquisadores de Harvard acreditam que objeto interestelar pode ter sido enviado à Terra por alienígenas