Publicado
6 anos atrásno
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atuará em três frentes durante o carnaval 2019: o Disk-Pileque, operações da Lei Seca e abordagens educativas em eventos com maior número de concentração de pessoas. O objetivo é conscientizar condutores, garantindo um carnaval seguro para a população durante todo o período. A programação iniciou na última quinta-feira (26/2) e segue até meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas (6/3).
As ações preventivas e de fiscalização foram determinadas pelo governador Wilson Lima e implementadas pelo secretário de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Lousimar Bonates. O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, reforça que a autarquia estará presente em todas as zonas geográficas da capital, cumprindo seu papel institucional de fiscalizar e conscientizar os condutores.
“É importante ressaltar que ninguém está proibido de curtir o carnaval, nós queremos que as leis de trânsito sejam respeitadas, além de lembrar ao condutor infrator que o Detran estará nas ruas. Isso é importante frisar. Nosso objetivo é evitar acidentes e chegar ao número de zero vítimas fatais durante o período carnavalesco. Isso nos dará a garantia de um trânsito melhor, mais seguro, evitando que esse problema deságue na saúde”, completou.
Disk-Pileque
O Detran-AM disponibilizará, a partir das 17h desta sexta-feira (1º/3) o serviço ‘Disk-Pileque –99438-6107’, um sistema que vai resgatar o folião condutor impossibilitado de dirigir. O serviço segue até às 12h da quarta-feira (6/3) e poderá ser acionado por amigos e proprietários de bares. As viaturas estarão em pontos estratégicos da cidade para atender, o mais breve possível, as chamadas do Disk-Pileque. O serviço também funcionará via WhatsApp –99438-6107.
O Disk-Pileque, realizado em parceria com a Associação dos Condutores de Ambulância do Estado do Amazonas (Amcaam), tem o objetivo de reduzir os índices de acidentes provocados pela combinação do álcool com direção.
Educação
A Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM atuará no Sambódromo durante o desfile das escolas de samba, além de bandas como o Bloco das Piranhas, Bloco do Caldeira e Galo de Manaus. O objetivo é orientar foliões para as consequências de dirigir sob o efeito de álcool, além de outras infrações que podem custar a vida dos brincantes do carnaval.
Lei Seca
Mais de 70 agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) realizarão operações da Lei Seca em todas as zonas da capital. A fiscalização será reforçada no entorno dos principais blocos e bandas, além do entorno do Sambódromo. Além da infração gravíssima, no valor de R$2.934,70, o condutor que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool também terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o direito de dirigir será suspenso por 12 meses. O condutor que se recusar a fazer o teste sofre as mesmas penalidades do motorista que fizer o teste. No caso de um acidente, se houver vítima fatal, a prisão pode chegar até 8 anos de reclusão.
*Com informações da assessoria
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Homem que fez teste para a função de repositor, agride gerente de supermercado com garrafa de azeite na cabeça, em Manaus!
Mais de 150 mil pessoas participam do Réveillon Manaus 2025 na Ponta Negra, confira como foi o espetáculo
Prefeitura de Manaus lança edital para o Carnaval 2025 com foco em cultura e inclusão
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
David Almeida sobre Alberto Neto : “Não resolve a data base dos colegas da polícia, vai resolver os problemas de Manaus?”
Após vitória no primeiro turno, Prefeito David Almeida quer reforçar propostas para Manaus