Publicado
5 anos atrásno
O abandono de animais é uma prática cada vez mais frequente no Amazonas. Nestas épocas que antecedem as férias de fim de anos, o problema aumenta já que as pessoas acabam comprando um animal por impulso para presentear membros da família, no entanto, o presente nem sempre é bem-vindo ou viável para aquela residência.
Para tentar amenizar essa realidade, a Deputada Estadual Joana Darc (PL), propôs a criação da campanha “Dezembro Verde” no estado, por meio da lei 4.898 de 30 de julho de 2019 e hoje já faz parte do Calendário Oficial do Amazonas. Para dar início a programação será realizada nesta terça-feira (02), a partir das 18h, a solenidade de abertura oficial, com acendimento das Luzes Verdes no Hall da Assembleia Legislativa do Amazonas. “Todos os dias eu e minha equipe recebemos centenas de pedidos de ajuda de várias partes da cidade e de outros municípios para resgatar animais que foram abandonados em algum local. É muito comum vermos ninhadas inteiras de cães ou gatos serem descartados em feiras, parques ou praças, em frente a clínicas veterinárias e pet shops, e muitos outros lugares. Por isso ressalto o tamanho da relevância desta campanha de combate e conscientização para a sociedade civil”, destacou a deputada.
A Primeira Edição do Dezembro Verde no Amazonas será realizado através da Comissão de Meio Ambiente Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) presidida pela deputada Joana Darc. E tem como objetivo incentivar a prevenção ao abandono dos animais, propagando o tema e aplicando recursos visuais de impacto, sensibilizar que o abandono de animais é uma conduta criminosa, que além de ser um ato cruel que pode levar o animal abandonado a óbito e ainda colaborar positivamente para reduzir o índice de acidentes com os animais. “São muitos animais abandonados, perdidos ou em situação de rua no nosso estado, não existe uma estimativa precisa, mas é visível nas ruas de Manaus e também nos municípios do interior do estado. Por isso precisamos conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais. Isso porque, mesmo sendo considerado crime, esse ato acontece com frequência no país” ressaltou a parlamentar.
Ações na Capital e no interior
Diversas ações serão realizadas durante o mês de dezembro para que o objetivo da campanha seja alcançado. Serão realizadas, palestras em escolas públicas, Blitz e ações de conscientização em várias zonas da capital e municípios do Interior, principalmente em locais que servem pontos habituais de abandono. Além de Manaus, mais 11 municípios do estado estarão participando do Dezembro Verde, são estes: Coari, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tefé e Itacoatiara. As ações contarão com apoio de voluntários em todo. “Estamos contando com o apoio de vários parceiros nos municípios do interior para que estas ações de conscientização cheguem até as comunidades. Precisamos falar de abandono, e de medidas preventivas para que isso diminua no nosso estado”, explicou a parlamentar.
As ações do Dezembro Verde contaram com apoio na capital da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), Batalhão Ambiental e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas.
Segue a programação:
OBs: As atividades nos municípios do Interior serão desenvolvidas por ONGs e parceiros com material de conscientização, cartazes, e atividades lúdicas relacionadas ao tema.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.