Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
As aulas 100% presenciais da rede pública estadual retornam, nesta segunda-feira (14/02), com algumas novidades. Uma delas é o Novo Ensino Médio (NEM), uma alteração na grade curricular garantindo aos estudantes a opção por uma formação técnica e profissionalizante. O NEM foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2017 e, no passado, já havia sido implantado, de maneira piloto, em algumas escolas da rede estadual.
A reformulação do Ensino Médio começará de forma progressiva. A 1ª série do Ensino Médio vai passar por alterações neste ano e, em 2023, será a vez da 2ª série. A inclusão da 3ª e última série ocorrerá em 2024.
“O governador Wilson Lima estimulou a implantação do NEM desde início da gestão. A partir de agora, é necessário que haja uma interação, e troca de experiências entre estudantes e corpo docente. Mais uma vez a rede estadual mostra sua grandeza em políticas educacionais”, explica Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.
Uma das principais mudanças com o NEM diz respeito ao tempo mínimo do estudante na escola. Antes, o aluno ficava cerca de 800 horas anuais nas unidades de ensino, agora, essa carga horária é de mil horas.
Haverá também aumento do tempo de aulas nas escolas. A jornada de quatro horas diárias passará para, no mínimo, cinco horas. A distribuição de horas será definida pela Secretaria de Educação, mas a meta é que sejam cumpridas 3 mil horas totais nos três anos de ensino, com 200 dias de aulas a cada ano letivo. Para as escolas de Tempo Integral e unidades bilíngues, será necessário cumprir 4,2 mil horas
Itinerários formativos – Além disso, foi definida uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferte diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, como os Itinerários Formativos (IFs), que abrangem áreas de conhecimento específicas e a formação técnica e profissional.
Os IFs tratam do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio. As redes de ensino tiveram autonomia para definir quais Itinerários Formativos vão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
Na prática, eles irão garantir aos alunos o diálogo com projetos que envolvam as áreas de interesse, que mais estimulem sua visão de futuro. Cada estudante fará sua escolha e poderá trocá-la anualmente, caso mudem de áreas de interesse.
A finalidade dessa unidade curricular é a de contribuir na (re)construção dos projetos de vida dos alunos, além de auxiliá-los nas reflexões de suas trajetórias de vida e de planejamento voltado às dimensões pessoais, sociais e profissionais, considerando as potencialidades e os desafios globais e regionais.
Projetos Integradores e cultura digital – Junto ao Projeto de Vida, os estudantes terão contato, também, com os projetos integradores, que correspondem a iniciativas de trabalho globalizadores, capazes de permitir a integração de diferentes componentes e das áreas de conhecimento, por intermédio de processos de ensino e de aprendizagem contextualizados e significativos.
O aluno terá contato, ainda, com uma cultura digital nas escolas, permitindo a ampliação de seus conhecimentos acerca do uso responsável das mídias digitais, de maneira qualificada e ética, bem como conhecer linguagens de programação, utilizando metodologias inovadoras e sendo avaliado por meio de observações e produção de um produto final.
Educação Financeira e Empreendedora – Um dos IFs deste Novo Ensino Médio, visa promover a reflexão acerca da compreensão da importância dos conhecimentos voltados para a educação financeira, fiscal e empreendedora, desenvolvendo habilidades empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras.
Vale ressaltar que, apesar da presença dos Itinerários Formativos, o NEM é composto pela Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os estudantes. A FGB contempla quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Governo do Amazonas anuncia construção de 160 novas unidades habitacionais na zona sul de Manaus
Governador Wilson Lima entrega 70 toneladas de alimentos para instituições sociais em 2024
Wilson Lima autoriza pagamento de abono do Fundeb de até R$ 13,5 mil para 32 mil servidores da Educação
Amazonas realiza mais de 770 neurocirurgias no HPS Dr. João Lúcio em 2024
Wilson Lima destaca ajuda humanitária a mais de 130 Comunidades Indígenas em encontro com ministra Sônia Guajajara
Magia do Natal: Multidão lota Largo de São Sebastião na abertura da temporada natalina