No último domingo (4), em Manaus, no pleito para Conselheiro Municipal, 166 candidatos concorreram a 45 vagas e outras 45 de suplentes. Segundo o Ministério Público, os problemas foram relatados apenas na capital, e as eleições no interior do Estado ocorrem sem nenhum problema.
Em virtude dos diversos problemas detectados na eleição para conselheiros tutelares, que atuarão em Manaus no período entre 2016-2020, realizada neste domingo a eleição poderá ser anulada.
Os problemas são quanto a demora na chegada de algumas urnas, despreparo dos mesários no manuseio das urnas de pano, escolas da zona norte da capital não abriram, e atraso para a votação devido à desorganização no caderno com a relação dos eleitores de cada zona eleitoral.
A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e o Ministério Público doEstado (MP-AM) já se manifestaram favoravelmente ao cancelamento do processo eleitoral.
Eleição para conselheiros tutelares poderá ser anulada ( Divulgação)