Esporte
Em busca de um lugar na semifinal do Barezão, Princesa do Solimões enfrenta o Manaus FC no mata mata
A N Sports, em seus canais de YouTube, Fast TV e TV por assinatura, vai trazer as emoções do mata-mata do Amazonense com o duelo entre Princesa do Solimões contra Manaus, neste sábado (31), às 19h, com imagens direto do estádio Gilbertão. É o embate do segundo contra o terceiro colocado do Grupo B correndo atrás da vaga para a semifinal do primeiro turno. Todos os lances terão a narração de Luiza Santana, a “Voz do Barezão”.
O Princesa do Solimões é o Rei dos Mares e conquistou o título do Barezão uma vez em seus 54 anos de história, em 2013. Para repetir esse feito, o Tubarão precisa chegar à decisão e vencer um dos turnos é o caminho até a grande final. Na primeira fase, enfrentando os times do Grupo A, em quatro jogos somou sete pontos, com duas vitórias um empate e uma derrota. Isso lhe garantiu o segundo lugar e o direito de jogar essa partida de playoff em casa.
Por outro lado, o Manaus é o Rei dos Ares e em 12 anos de existência, conquistou seis vezes o título do Barezão (2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2024). Agora, para voltar ao trono, o Gavião Real precisa superar seu adversário de grupo e percorrer o mesmo caminho até a final, já tentando antecipar sua vaga caso vença o primeiro turno. Assim, teve uma campanha de seis pontos em quatro confrontos contra as equipes do Grupo A, com duas vitórias e duas derrotas, terminando na terceira colocação, o que faz com que decida essa fase fora de casa.
O Campeonato Amazonense existe desde 1914, sendo um dos certames mais antigos do Norte do Brasil. O maior vencedor da história continua sendo o Nacional Futebol Clube, com 43 títulos estaduais. Outros grandes nomes do futebol amazônico incluem Rio Negro‑AM (16 títulos), Fast Clube e São Raimundo‑AM (7 títulos cada). A conquista do ano passado foi apenas a segunda para a Onça-Pintada, o Amazonas.
A edição 2026 reúne oito clubes: Amazonas FC, Nacional-AM, Manaus FC, Manauara EC,
Parintins FC, Princesa do Solimões FC, São Raimundo-AM e Itacoatiara FC. Eles estão divididos em dois grupos, com disputas em dois turnos. No primeiro, cada time de um grupo enfrenta apenas times do outro grupo. O melhor de cada grupo avança direto às semifinais e aguarda o confronto do segundo contra o terceiro. No segundo turno, as equipes enfrentam times do mesmo grupo com um novo balizamento de playoffs invertendo os confrontos, com o segundo de um grupo enfrentando o terceiro de outro. Os campeões de cada turno fazem a grande final.

Princesa do Solimões e Manaus farão o duelo para saber quem encara o Nacional na semifinal do 1º turno do Amazonense / Créditos: Thiago Lemmus e Lucas Marinho








