As declarações de Carlos Alberto Parreira sobre Mário Zagallo refletem uma profunda admiração e respeito pela trajetória e contribuições do “Velho Lobo” para o futebol brasileiro. Elas foram dadas recentmeente em entrevista à ESPN.
As carreiras de Zagallo e Carlos Alberto Parreira caminharam juntas em muitos momentos da história. Afinal, Parreira foi preparador na Copa de 1970, em que Zagallo era técnico da Seleção Brasileira. Assim, a dobradinha se repetiu em 1974. E os papéis de comando ou de função auxiliar se inverteram nas Copas de 1994 e 2006, quando Parreira era o treinador do Brasil, tendo Zagallo nos bastidores, atuando como parceiro na formação da equipe.
Dessa forma, diante de tantas décadas de amizade – e de uma vasta experiência de trabalho conjunto – não é de se estranhar a emoção de Parreira ao falar da morte do Velho Lobo. Assim, ele enalteceu a qualidade de Zagallo no futebol. Inclusive, destacando a sua visão revolucionária do esquema de jogo. Além disso, exaltou a amizade duradoura que ficará eternamente em sua memória.
Afirmando à ESPN que Zagallo foi o “Pelé dos treinadores”, Parreira enfatizou inovações do Lobo. Afinal, segundo ele, o amigo tinha visão única e revolucionária do esporte.
Em entrevista recente, Parreira fala sobre Zagallo : “O Pelé dos treinadores”
Declarações de Parreira sobre o amigo e companheiro
“Um amigo sensacional, uma pessoa insubstituível, e para o futebol brasileiro uma das maiores cabeças pensantes”.
“O maior técnico da história do futebol brasileiro. O cara que revolucionou o futebol. O criador do 4-3-3. Todo mundo jogava no 4-2-4”.
“O Zagallo sempre foi um cara à frente do seu tempo em matéria de tática. Defender e atacar com a máxima eficiência, isso eu aprendi com eles 50 e poucos anos atrás”.
“Os times do Zagallo eram organizados com e sem a bola. Ninguém jamais fez tão bem quanto ele. Um vencedor, um homem que conquistou tudo”
“Eu sempre me senti um privilegiado em poder trabalhar com o Zagallo. Quantas pessoas no mundo gostariam de estar ao seu lado, uma figura daquele tamanho. O Zagallo foi o Pelé dos teinadores”.
“As coisas que eu sei hoje, as coisas que eu aprendi, eu devo ao Zagallo. Ele vai levar minha gratidão pelo resto da vida”.
Carlos Alberto Parreira falou com emoção do Zagallo amigo e do Zagallo gênio do futebol – Reprodução de vídeo SporTV