Na noite do último sábado (29/4) a Deputada Joana Darc afirmou que durante fiscalização dentro da sede do IBAMA, localizado no Distrito Industrial I, em Manaus, haviam medicamentos, vacinas e alimentos vencidos. Também foram observados equipamentos como geladeira, armários e compartimentos com péssimas condições de uso.
A afirmação foi feita ao Portal No Amazonas é Assim pela própria deputada Joana durante entrevista na frente do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). A parlamentar já havia postado imagens de vacinas e medicamentos vencidos quando realizava a fiscalização no interior do prédio.
Porém, após a declaração da Deputada Joana, o IBAMA, através das redes sociais, acusou a deputada estadual Joana Darc de divulgar informações falsas de vacinas vencidas. Porém em seguida, Joana fez questão de postar todas os registros feitos dentro da própria sede do órgão, através de stories no Instagram. Nas imagens é possível ver vários medicamentos vencidos, vacinas e até carne vencidos.
Ainda no vídeo a parlamentar mostra medicamentos vencidos de 2016, 2021e 2022. Nas imagens divulgadas por Joana aparece um medicamento para diarreia vencido desde 2020. Mostra ainda Epinefrina ou Adrenalina vencido desde março de 2022.
Após expor todas as fotos que provam que existe sim produtos vencidos, a deputada questiona: “E aí Ibama? Quem está mentindo?”.
Confira o vídeo e as fotos feitas dos produtos vencidos dentro do IBAMA: