Entenda a mágica por trás do café com algodão doce - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Brasil

Entenda a mágica por trás do café com algodão doce

Publicado

no

A ideia foi originalmente desenvolvida por uma cafeteria da cidade de Xangai, na China, e virou febre nas redes sociais depois que vários internautas divulgaram imagens da bebida no Instagram, agora virou assunto de vestibular, pois foi uma das questões de química da primeira fase da Fuvest 2020 (vestibular que dá entrada à Universidade de São Paulo- USP) e que aconteceu no último domingo (24).

Questão de química da primeira fase de um dos vestibulares mais concorridos do país foi baseada em quitute criado em Cingapura. Entenda a teoria – Imagem: Divulgação

Como é possível observar na imagem, a ideia consiste em uma xícara de café quente posicionada embaixo de uma “nuvem” de algodão doce, que está suspensa no ar graças a um suporte de metal.

O aparato funciona porque, quando as moléculas de água evaporam a partir da xícara de café, elas entram em contato com o açúcar do algodão doce, que está mais frio. Isso faz com que a água condense e, então, dissolva a sacarose, cuja solubilidade é de 1,97 kg/L de água a 20ºC.

Dessa forma, quando a mistura de água e açúcar pinga na xícara, por conta da força da gravidade, ela entra em contato com o café, adoçando a bebida. Todo esse processo resulta em um café docinho (e melado) – e claro, numa foto chibata.

Questão de química da primeira fase de um dos vestibulares mais concorridos do país foi baseada em quitute criado em Cingapura. Entenda a teoria – Imagem: Divulgação

A questão da prova dizia:

Em Xangai, uma loja especializada em café oferece uma opção diferente para adoçar a bebida. A chamada sweet little rain consiste em uma xícara de café sobre a qual é pendurado um algodão‐doce, material rico em sacarose, o que passa a impressão de existir uma nuvem pairando sobre o café (…). O café quente é então adicionado na xícara e, passado um tempo, gotículas começam a pingar sobre a bebida, simulando uma chuva doce e reconfortante.

A adição de café quente inicia o processo descrito, pois:

(A) a temperatura do café é suficiente para liquefazer a sacarose do algodão‐doce, fazendo com que este goteje na forma de sacarose líquida.
(B) o vapor de água que sai do café quente irá condensar na superfície do algodão‐doce, gotejando na forma de água pura.
(C) a sacarose que evapora do café quente condensa na superfície do algodão‐doce e goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
(D) o vapor de água encontra o algodão‐doce e solubiliza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
​(E) o vapor de água encontra o algodão‐doce e vaporiza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.

Ou seja, resposta D.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações