Esse ano quase o time carioca Flamengo ficou novamente no cheirinho, mas com muita raça e sem se entregar, o Flamengo conseguiu aos 43 minutos do 2º tempo empatar e virou nos acréscimos do 2º tempo, sagrando-se o grande campeão da Copa Libertadores de 2019.
Os brasileiros venceram o River Plate de virada por 2 a 1, com dois gols de Gabigol em Lima, no Peru.
Assim o time rubro negro volta a conquistar a América após exatos 38 anos. Foi justamente em 23 de novembro de 1981, em sua primeira e até então única final do torneio, que o Rubro-Negro, estrelado por Zico e tantos outros craques, vencia o Cobreloa por 2 a 0, em Montevidéu, no Uruguai, e levantava assim a taça da Libertadores.
O time brasileiro pegou sufoco e com 14 minutos do primeiro tempo já perdia a partida por 1 x 0 para o time argentino. O melhor, porém, estava guardado para o fim. Com Gerson machucado, Jesus mandou o time para frente a partir dos 20 minutos da etapa final colocando Diego em campo. A pressão, ainda que não absoluta, surtiu efeito nos minutos finais, premiando os rubro-negros com uma épica virada no fim da decisão.
Flamengo campeão Libertadores da América 2019 / foto : Divulgação