Foram abertas, na madrugada desta terça-feira (24/1) as inscrições para a primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e vão até sexta-feira (27/1).
Para concorrer, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas.
Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de curso em universidades e institutos públicos, federais e estaduais. O número de vagas aumentou, são oferecidas 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Segundo o MEC, o aumento de vagas foi de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.
As inscrições deverão ser feitas no site http://sisu.mec.gov.br/.
CALENDÁRIO DO SISU
Inscrições: 24 a 27 de janeiro
Chamada regular: 30 de janeiro
Prazo para entrar na lista de espera: 30 de janeiro a 10 de fevereiro
Matrícula da chamada regular: 3 a 7 de fevereiro
Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 16 de fevereiro
Orientações
Para se candidatar, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem 2016 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.
Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.
Inscrições para o Sisu 1º/2017 estão abertas – Imagem: MEC