Um estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) gerou controvérsia ao tentar participar da cerimônia de formatura com uma suástica pintada no rosto. O caso aconteceu na última terça-feira (18), durante a colação de grau do curso de Engenharia de Minas, e levou a uma intervenção da universidade.

Foto – Reprodução
Identificado como Vinícius Krug de Souza, o estudante foi abordado pelo vice-reitor da UFRGS e pelo coordenador de segurança ao ser visto com o símbolo. Ele afirmou que a suástica fazia referência a um símbolo hindu, mas foi informado de que, caso não removesse a pintura, poderia ser encaminhado à Polícia Federal. Diante da advertência, Vinícius concordou em apagar o símbolo e permaneceu na cerimônia com outras marcações que não tinham relação com o nazismo.
A UFRGS divulgou uma nota oficial esclarecendo que o estudante não exibia símbolos nazistas durante a cerimônia e que a continuidade do evento foi garantida para preservar o direito dos demais formandos, familiares e convidados.
A instituição também informou que registrará um boletim de ocorrência na Polícia Federal nesta quarta-feira (19) e avaliará possíveis medidas administrativas sobre o caso.