Brasil
“Eu confiei em você”: como foi o reencontro entre jovem e amiga após abandono em trilha no Pico Paraná
“Eu confiei em você.” Foi assim que Roberto Farias Tomaz, de 20 anos, resumiu o sentimento ao reencontrar Thayane Smith, de 19, pela primeira vez desde que foi abandonado por ela durante uma trilha no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O episódio ocorreu no dia 1º de janeiro, e o reencontro foi exibido pelo programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (11).
Durante a conversa, Thayane pediu desculpas ao amigo e afirmou que não imaginava que ele ficaria desaparecido por cinco dias após a separação na trilha. Apesar do pedido, Roberto foi direto ao dizer que o vínculo entre eles havia se encerrado. Em um gesto simbólico, ele devolveu à jovem uma mochila que era dela e que ele carregou durante o percurso de volta.
Antes do encontro presencial, Thayane relatou que tentou ligar para Roberto, mas não conseguiu contato. “Eu me arrependo, porque se eu não tivesse deixado ele para trás, nada disso teria acontecido”, disse. Ao final, despediu-se do jovem com um adeus.
Relembre o caso
Roberto Farias Tomaz desapareceu durante uma trilha no Pico Paraná e foi encontrado com vida no dia 5 de janeiro, cinco dias após o sumiço. A confirmação foi feita pela família nas redes sociais.
“Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital”, escreveu a família em uma publicação, que também agradeceu o apoio, as orações e o esforço das equipes envolvidas nas buscas.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, informou que viaturas do Corpo de Bombeiros Militar foram enviadas para prestar atendimento ao jovem e levá-lo a uma unidade de saúde. Ele destacou ainda que o caso precisaria ser investigado para esclarecer como ocorreu a separação do grupo e de que forma Roberto foi encontrado na região de Antonina.
“Fica uma lição para todos nós sobre os riscos desse tipo de atividade. Graças a Deus, ele está bem e foi encontrado com vida”, afirmou o secretário.
Em outra publicação, feita no perfil da irmã de Roberto, foi divulgada uma chamada de vídeo em que o jovem aparece lúcido, informando nome completo e data de nascimento. No registro, ele conta que estava em uma fazenda e afirma que gravaria vídeos como prova de vida.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Hiller, explicou que a localização de Roberto só foi possível graças a uma grande operação de busca, que envolveu aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, drones com sensores térmicos, mais de 60 profissionais e voluntários.
Ele reforçou o alerta sobre os riscos de trilhas em locais como o Pico Paraná. “As pessoas precisam se conscientizar de que é um ambiente de risco e que não se deve se aventurar sozinho”, concluiu.
Veja vídeo:








