Na madrugada deste domingo (30/4) a justiça determinou que a capivara Filó deve voltar para casa junto com Agenor. A decisão que foi assinada pelo Juiz Federal Márcio André Lopes Cavalcante determina que Agenor leve a capivara Filó para o município de Autazes, distante 113 Km de Manaus, onde fica localizada a propriedade de Agenor.
Uma ordem judicial, deferida pelo Juiz Federal Márcio André Cavalcante, decidiu conceder a tutela provisória de urgência ao Agenor. De acordo com a decisão do juiz, ‘Filó’ vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes.
EXCLUSIVO: Justiça determina que capivara Filó volte para casa com Agenor
“Não há muros ou cercas que separem o casebre de madeira do autor em relação aos limites da floresta. Os animais circulam a casa e andam livremente em direção à residência ou no rumo do interior da mata. Percebe-se, portanto, que não é a ‘Filó’ que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos da Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil”, diz o juiz na decisão.
A grande notícia foi dada ao Portal No Amazonas é Assim com exclusividade pela Deputada estadual Joana Darc durante uma live no Facebook. Durante a transmissão, Agenor também foi entrevistado e aproveitou para agradecer todo apoio que recebeu da população amazonense e também de outros estados.
‘Filo’ estava em uma pequena área acimentada, com grades e isolada, diferente do seu habitat natural, onde vivia com a família de Agenor. A família é ribeirinha e vive em uma área cercada de floresta e lagos, onde o animal circulava livremente.
Confira a entrevista concedida ao portal No Amazonas é Assim no momento da decisão que liberta Filó do cativeiro: