Na noite desta quinta-feira (23), um morador do bairro São Jorge, em Manaus, encontrou um artefato explosivo dentro de um beco na Rua Ambrosuares, mais conhecida como antiga Rua da Cachoeira. O explosivo que parecia mais um pequeno míssil, causou tensão e curiosidade em moradores do local. Equipes da a Polícia Militar e do Grupo Marte foram acionados e iniciaram imediatamente o protocolo de isolamento da área e desarmamento do explosivo.
Após o local ser isolado e os populares retirados para um local seguro, as equipes especializadas iniciaram o procedimento de neutralizar o artefato. De acordo com informações de moradores do local, o artefato estava próximo a uma residência, deixando alerta em todas as casas próximas ao local. Viaturas da Polícia Militar, incluindo uma da 21ª Companhia Interativa Comunitária de Polícia (Cicom), estavam no local para controlar o acesso de pessoas na área de risco.
Durante a operação, policiais militares ordenaram que as famílias deixassem suas residências e se dirigissem para um ponto seguro. A área foi transformada em zona de risco, sendo evacuada por completo. A equipe especializada do Grupo Marte tem como missão remover ou detonar o artefato, conforme a avaliação técnica realizada no local.
Apesar do medo e tensão, a evacuação da área foi feita com cautela, O procedimento é padrão em situações desse tipo, onde a possibilidade de detonação do artefato representa risco à integridade física de todos ao redor.
De acordo com informações das autoridades, o explosivo encontrado no local, tem alto poder de destruição. A operação continua sob o comando da Polícia Militar, que mantém o isolamento da área para garantir a segurança e o andamento do trabalho do Grupo Marte.
Imagem: Divulgação