Publicado
8 meses atrásno
Um sábado histórico, de reunião de famílias, crianças, idosos e pessoas que foram pela primeira vez conhecer a mais nova entrega da Prefeitura de Manaus, o complexo mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente, no início da 7 de Setembro, Centro, zona Sul.
Inaugurado na última quinta-feira (4/4), o local estava cheio desde cedo, especialmente nas operações para o café da manhã, que ficaram lotadas. E além dos visitantes, havia um grande movimento para a entrega dos kits aos competidores inscritos na III Corrida de Rua Manaus em Movimento – Promovendo a Saúde, feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no mirante.
O diretor de Planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, esteve acompanhando a movimentação e ficou imensamente surpreso com o movimento de pessoas de várias faixas etárias, dando ao espaço um toque especial de ambiente familiar e resgate da memória e vivacidade.
“Houve uma demanda grande pelas operações por volta de 11h e muita gente visitando, curtindo os espaços e pavimentos. E a população pode ficar tranquila que aqui estão os guardas municipais, os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), orientando o trânsito, tráfego e estacionamento, e o reforço da Polícia Militar, com viatura. A prefeitura também fez o reforço da iluminação de todo o entorno das vias até a chegada ao mirante e largo”, explicou Cordeiro.
A técnica em edificações Azimar Brasil foi conhecer as novas obras entregues pela prefeitura e ficou encantada com o que encontrou, considerando o local o mais novo cartão-postal da capital. “Um ambiente organizado, fantástico, valeu muito a experiência e a espera por esta obra. Havia policiamento, agentes, mas o que mais me chamou atenção foi o terceiro pavimento, olhar para o rio, apreciar a natureza. Manaus estava precisando mesmo de um espaço assim”, comentou.
Com projeto arquitetônico do Implurb, o mirante Lúcia Almeida é o primeiro espaço público vertical da cidade. O prédio tem mais de cinco mil metros de área construída, 58 metros de comprimento e quatro andares (térreo e mais três pavimentos). Nos próximos dias haverá mais implantações e instalações a serem concluídas, como a dos paraciclos para o espaço.
A prefeitura promove a ocupação não só artística, cultural e pública do mirante, mas também comercial, tendo licitado diversas operações para a diversificação do novo espaço. A partir de concorrência pública, o mirante tem permissionários, empresários, empreendedores e comerciantes, que vão atuar em lojas, quiosques, lanches e restaurantes.
O mirante conta com 11 operações comerciais, desde café da manhã até lanches, restaurantes, sorveteria e drinks, com horários durante todo o dia e à noite.
De segunda a quinta-feira, das 10h às 23h, vão funcionar os dois restaurantes do espaço (segundo pavimento), os quiosques de petisco, boteco e hamburgueria (todos no terceiro pavimento), sorveteria (térreo), e uma loja estilo pub (térreo). Já na sexta e sábado, o horário será das 10h à meia-noite. No domingo, o mirante estará funcionando das 10h às 22h.
A única exceção nos horários é para os quiosques de café, um que fica no térreo e outro no terceiro pavimento, abrindo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 15h às 20h. Aos sábados e domingos atenderão das 7h às 12h e das 15h às 21h.
Com uma área totalmente criada onde antes existiam lotes abandonados e sem uso, o largo de São Vicente tem passagem apenas para pedestres, somando mais 3,5 mil metros quadrados de um ambiente para ser utilizado por todos. O espaço é acessível e conecta as obras do “Nosso Centro”, tendo estacionamento exclusivo para Pessoa com Deficiência (PCD), idosos, grávidas e afins. Nele também está instalado um playpet.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura
Prefeitura de Manaus homenageia recém-aposentados em programa de acolhimento da Manausprev
Parada Natalina da Prefeitura encanta 10 mil pessoas na Zona Leste de Manaus