“O saco encheu.” É assim que o médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, pesquisador e professor da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo), resume o que o motivou a responder —de forma curta, direta e com um palavrão— uma mentira publicada no Facebook sobre a aplicação da vacina contra o coronavírus no Brasil. “Teu cu”, escreveu o professor em resposta a uma afirmação de que duas pessoas teriam morrido após serem imunizadas com a CoronaVac —a informação é falsa.
Ao UOL, o pesquisador afirmou que sua manifestação não foi planejada, mas acabou representando o que muitas pessoas pensam e querem dizer em resposta ao negacionismo.
“Acabou a paciência que nós temos em relação à negação da ciência, à negação da pandemia, e também à pandemia de fake news, que é pior ainda do que a pandemia [da covid-19] que estamos vivendo”, diz o professor.
A reação de Nogueira acabou viralizando, e um meme que coloca a resposta do professor ao lado de seu extenso currículo lattes passou a circular nas redes sociais e no WhatsApp.