“Fenilpropanolamina”: proibida pela Anvisa volta a circular nas redes sociais - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 31 de janeiro de 2026

Brasil

“Fenilpropanolamina”: proibida pela Anvisa volta a circular nas redes sociais

Publicado há

em

"Fenilpropanolamina": proibida pela Anvisa volta a circular nas redes sociais

Está circulando, novamente, nas redes sociais e principalmente nos grupos do WhatsApp um alerta sobre medicamentos que usam a substância Fenilpropanolamina, uma substância usada em medicamentos, como anti gripais, descongestionante, antialérgico e emagrecedor.

Mas em 2010, este alerta já circulava em e-mails, e a mensagem dizia: “Remédio suspenso – Risco de morte”.

A mensagem traz uma lista de medicamentos, entre eles, Benadryl, Contac, Alcode, Rinarin, Deutap, Defamil, Naldex, Nasaliv, Descongex, Senagrip, Rhinex e Cheracon. 

E olha que em 2010 está mensagem já era antiga, pois no dia 2 de setembro de 2005 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já tinha divulgado uma nota com esclarecimentos sobre as mensagens veiculadas na internet sobre os medicamentos com a substância Fenilpropanolamina, que, até o ano 2000, estava presente na composição de vários medicamentos, principalmente nos antigripais, segundo a Anvisa.

A Fenilpropanolamina foi proibida no Brasil, por meio da Resolução RDC 96, de 8 de novembro de 2000. A medida foi adotada depois que a agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos relatou a ocorrência de “graves efeitos colaterais” derivados do uso de remédios com a substância.

Então, apesar de trazer um alerta sobre uma substância que realmente foi proibida pela Anvisa, está notícia de que a fenilpropanolamina está presente hoje em medicamentos no Brasil não é verdadeira. Pois, todos os laboratórios tiveram tempo suficiente para modificar suas fórmulas e retirar a fenilpropanolamina dos remédios comercializado.

Advertisement
"Fenilpropanolamina": proibida pela Anvisa volta a circular nas redes sociais

“Fenilpropanolamina”: proibida pela Anvisa volta a circular nas redes sociais

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações