Manaus
Festejos de Santa Luzia no bairro Presidente Vargas
Publicado
11 anos atrásno
Hoje, dia 13 de dezembro tem a procissão à Santa Luzia em função dos FESTEJOS DE SANTA LUZIA no bairro Presidente Vargas ( Matinha). As missas ocorrem às 06:30 h; 10:00; 11:00 Missa dos Batizados e 12:00- Santa Missa – Almoço comunitário no valor 08 reais!
Depois terá outra missa às 15:30 e para encerrar o dia, terá a Missa Solene, seguida de Procissão – 17 h. A organização e coordenação está por conta do Pe. Ivan Costa de Souza. São aguardados 10 mil fiéis de todas as zonas da cidade.
Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.
Conta-se que Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.
Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.
Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.
Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.
Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão (“Luzia” deriva de “luz”), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.
Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra “A Divina Comédia”, que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.
NOVENA EM HONRA A SANTA LUZIA
INVOCAÇÃO (para todos os dias da novena)
Espírito Santo, tu és a alma de minha alma!
Adoro-te humildemente.
Ilumina-me, dirigi-me, conduzi-me, fortalece-me, consola-me.
Revela-me teus desejos, tanto quanto corresponder aos planos do eterno Pai.
Fazei-me conhecer o que o amor eterno deseja de mim.
Fazei-me conhecer o que devo fazer.
Fazei-me conhecer o que eu devo sofrer.
Fazei-me conhecer o que eu devo, aceitar, em silêncio, modéstia e reflexão, carregar e suportar.
Sim, Espírito Santo, fazei-me conhecer tua vontade e a vontade do Pai, pois quero que toda a minha vida seja um contínuo e perene SIM aos desejos e à vontade do Eterno Pai..
Vinde, Espírito Santo e enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
OREMOS: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo. Fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação por Cristo Nosso Senhor. Amém.
1º.Dia
Ó Santa Luzia, consagrada a Deus com o voto de castidade, enfrentava com fortaleza quem tentava violar este voto. Não aceitaste de forma alguma adorar falsos deuses e, por isso, fostes martirizada. Alcançai-me de Deus a firmeza em meus bons propósitos. Protegei-me contra todo mal dos olhos. Fazei que eu use da minha vista, somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e otimismo.
Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me a força de superar qualquer contrariedade, principalmente, a que estou passando agora, mantendo viva minha fé em Jesus Cristo, nosso único Senhor. Ele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo, por todos os séculos e séculos. Amém.
2º.Dia
Ó Santa Luzia, fazei com que guardemos, até o último instante de nossa vida, o tesouro admirável da fé, que nos faz caminhar como se víssemos o invisível, o Deus Todo-Poderoso, que abate os poderosos e exalta os humildes. Que Ele, na sua infinita bondade, ilumine nossos passos com sua luz e nos dê o discernimento necessário para lermos os sinais dos tempos e percebermos a ação divina em nossas vidas e na história humana. Vós que vos deixastes conduzir pelo Espírito Santo de Deus, dai-nos a graça de confiar a Ele nossa vida, com seus anseios e necessidades. Amém.
3º.Dia
Ó Santa Luzia, flor da Igreja primitiva que em vida floristes aqueles que te conheceram com o teu lindo olhar e tua beleza singular. Mesmo atingida nos olhos não duvidastes do poder do sangue de Cristo e da proteção de Maria Santíssima.
Ajudai-me a não duvidar da proteção divina e atendei as minhas súplicas.
Ó minha querida protetora dos olhos, obrigado por ter ouvido esta minha súplica e defendei-me da cegueira física e espiritual. Assim como os mártires da Igreja souberam testemunhar a sua fé e o seu compromisso de cristãos com a própria vida. Que eu também tenha a coragem de sempre ter os olhos abertos para a verdade, justiça, humildade e o amor pelo Cristo vivo e ressuscitado no meio de nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo na Unidade do Espírito Santo. Amém.
4º.Dia
Ó Gloriosa Santa Luzia, posso ver as maravilhas da natureza e tudo que me cerca. Conceda-me, sobretudo ó Deus, pelos merecimentos de minha protetora, a graça da boa visão.
Agradeço o dom de enxergar, com o coração, a Vossa presença nos meus irmãos e nos acontecimentos.
Que eu saiba tudo observar e convosco partilhar em oração. Que eu tenha discernimento, para saber quando calar e quando agir. Amém.
5º.Dia
Ó Santa Luzia, glória de Siracusa, honra da Igreja Católica, vós que assististes complacente o começo de nossa paróquia e velais carinhosa por seu futuro, deixai cair sobre este povo um raio bendito do esplendor que cinge vossa fronte de virgem e mártir.
Vós, que sois “Caminho de Luz”, com tão significativamente, vosso nome no-lo dia, aclarai os olhos daqueles que erram longe da estrada da salvação, reconduze à luz os que se encontram nas trevas da ignorância e do pecado e nas sombras da desilusão.
Lançai propicia e clemente sobre nós o manto sagrado de vossa proteção, consolai os aflitos, favorecei os necessitados e sede atenta às nossas súplicas.
Ó poderosa advogada nossa junto ao trono de Deus, protegei nosso Arcebispo e nossos sacerdotes, inspirai os que nos governam e presidi os destinos desta Paróquia que é vossa. Amém.
6º.Dia
Ó Deus, cheio de ternura e misericórdia, que o exemplo de Santa Luzia nos ajude a formar uma grande família, unida em uma só fé e em um só sentimento.
Que possamos buscar forças e coragem ma mesa da eucaristia, em que somos “vistos” e acolhidos como irmãos em Cristo e curados das nossas cegueiras espirituais.
Que os nossos olhos se abram à fraternidade, à justiça e à verdade. Que o mesmo Deus que agiu com os outros santos e santas possa também agir em nossos corações que buscam a retidão de vida. Amém.
7º.Dia
Ó Santa Luzia, que preferistes que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e conspurcar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais, a minha vista e cureis a doença de meus olhos. Ò Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma e da fé, pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santos. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.
8º.Dia
Ó virgem e mártir Santa Luzia, vós soubestes, apreciar com celestial inspiração o valor da nossa alma e desprezando todos os bens da terra, aguardastes assim para a vida eterna, inspirai-nos o desprezo dos bens caducos da terra para que amando a Deus sobre todas as coisas, possamos ter garantido a eternidade e a nossa felicidade.
Ó Santa Luzia, não foi somente o amor de Deus que foi para vós o maior meio de santificação, mas também o amor ao próximo que vós tanto amastes por amor a Deus. Amém
9º.Dia
Ó Santa Luzia, vós que sois o símbolo da luz interior, fazei com que jamais percamos a luz, mais preciosa de nossa vida que é a fé em Jesus Cristo, luz que ilumina o mundo. Vós, que sempre caminhastes na luz de Deus, afugentai de nós a cegueira do orgulho, do ódio, da vingança, da falta de respeito, da falta de perdão e de compaixão, e de tudo o que nos impede de ver no outro a imagem e semelhança de Deus. Que o nosso olhar seja luminoso, sereno, vibrante de entusiasmo, cheio de ver o lado bonito das coisas e das pessoas.
Amém
Prece a Santa Luzia
Ó Gloriosa Santa Luzia, aqui estamos, prostrados aos vossos pés, confiantes no vosso poder.
Vimos depositar em vosso coração cheio de amor, os nossos pedidos (faz-se o pedido no silêncio do seu coração).
Ó querida Santa Luzia, alívio dos que vos invocam, esperança dos que gemem consolo dos atribulados, protetora da nossa vista, alcançai-nos de Deus o perdão de todas as nossas faltas, a perseverança no bem, uma morte feliz, confortados pelos Santos Sacramentos.
Ó Virgem e Mártir Santa Luzia, abençoai nossas famílias, de um modo especial, o Santo Padre, o Papa, o nosso Arcebispo, o nosso Pároco (Pe), dando-lhes muita paciência e resignação nas tribulações da vida. Fazei ò gloriosa Santa Luzia, que no nosso sofrimento e nas dificuldades, mesmo materiais, em que nos encontramos, não percamos a nossa fé, nem abandonemos os nossos deveres religiosos.
Ó Virgem Santa Luzia, convertei e salvai, sobretudo, aqueles que vivem no pecado, de modo que procurem imitar a vossa santa pureza. Tende compaixão do mundo que se debate em mil angústias, do Brasil, que tanto vos ama e honra, do Amazonas, que em vós confia e espera.
Ó Virgem e Mártir Santa Luzia, vós que traduzistes através do vosso martírio, os sofrimentos de Cristo, abençoai a Santa Igreja Católica, dai-nos tranqüilidade e faça que sejamos instrumentos de paz, de amor, perdão, de fé, de união, de verdade, de esperança, de alegria, de humildade, de mansidão, de igualdade dos filhos de Deus e da fraternidade universal, para que um dia possamos todos, convosco lá no céu, cantar as maravilhas de Deus.
Ladainha de Santa Luzia
Letra: Autor desconhecido/Alterada
Música: Frei Fulgêncio Monacelli
I
Vós fostes martirizada
Convosco está o Senhor
Virgem a Deus consagrada,
Mártir da fé e do amor!
SANTA LUZIA, ROGAI POR NÓS!
NOSSA PADROEIRA ROGAI POR NÓS! (BIS).
II
Flor linda, moça inocente,
Já transplantada nos céus,
Agora sois pertencente
À Glória eterna de Deus!
III
Que a vossa fé nos assista
Em nossa vida mortal,
Guardando a nossa vista, Livrando a todos do mal!
IV
Vós fostes sacrificada,
Ó virgem, pura qual flor,
Numa fogueira queimada,destes voss’alma ao Senhor!
V
Por vossos dotes celestes,
Com alegria sem par,
Só uma prece fizestes,
Pra genitora curar!
VI
Louvam-vos todos os Santos,
A Santa Igreja também,
Vos louvam todos com cantos
E os anjos dizem: Amém
VII
Ó Virgem, Santa Luzia,
Vós que reinais lá nos céus,
Abençoai noite e dia
A nós e ao povo de Deus!
Hino de Santa Luzia
Bendita Luzia, no céu onde estás! (bis)
Põe os vossos olhos nos tristes mortais (bis).
Com a idade de doze anos, milagres ela fazia (bis). Dava vista aos cegos que andavam com guia. (bis).
Seus olhos eram lindos que no mundo não havia (bis). Pois tiraram os olhos de Santa Luzia. (bis).
Fotos da Procissão em Homenagem à Santa Luzia no bairro Presidente Vargas
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.