Publicado
7 anos atrásno
Uma das maiores manifestações culturais do interior do Estado do Amazonas, o Festival de Cirandas de Manacapuru, agoniza para não passar em branco. O Festival esse ano já foi alterado várias vezes e sempre pelo mesmo motivo, falta de dinheiro.
O prefeito eleito de Manacapuru, Beto D’Angelo (PROS), corre da sala para a cozinha para que otradicional Festival aconteça e ao que tudo indica, irá ocorrer agora em dezembro.
Por determinação do governador Amazonino Mendes (PDT), o secretário chefe da Casa Civil, Sidney Leite (PROS), reuniu, nesta sexta-feira (03/11), na sede do Governo, zona oeste de Manaus, com diretores das agremiações de ciranda e representantes da Prefeitura de Manacapuru e da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) para definir a data de realização do Festival.
Segundo Sidney Leite, cada agremiação receberá R$ 300 mil para a realização da tradicional festa, cuja edição deste ano será nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro.
O Festival de Ciranda é palco para o espetáculo das agremiações Guerreiros Mura, Flor Matizada e Tradicional, que vão disputar mais um título, no Parque do Ingá.
Conforme Sidney Leite, o governador Amazonino, sensível ao que representa o festival para o povo de Manacapuru, determinou o apoio de toda a infraestrutura do Governo para a realização da festa. “Este evento é de conhecimento do todo o estado do Amazonas. O governador Amazonino, com o carinho à população de Manacapuru, irá garantir um aporte de recursos, mesmo neste fim de ano, para a realização deste evento, buscando um apoio de patrocinador para que o evento seja realizado”, destacou.
Grupo de Ciranda de Manacapuru.
O secretário de Cultura, Denilson Novo, informou que o Governo do Estado vai repassar, para cada agremiação, o recurso de R$ 300 mil para a realização do festival. Ele pediu aos diretores de ciranda que buscassem cada vez mais a profissionalização, aumentando as chances de captação de recursos. “É um evento que faz parte do calendário oficial de cultura do Estado e é do nosso maior interesse que aconteça.
A gente está passando por um momento ímpar no nosso Estado, com dificuldade financeira, mas estamos trabalhando para superar esse desafio e fazer o melhor possível, pelo fortalecimento dos nossos valores culturais. Estamos colocando a nossa secretaria para ajudar os presidentes na busca de novos recursos, como a lei Rouanet, para evitar que anualmente eles fiquem com o pires na mão”, comentou o secretário.
Parceria
Prefeito de Manacapuru, Beto D’ Ângelo, exaltou a parceria entre o município e o Governo na realização do evento. Ele destacou que sem a união de esforços, o festival estaria fadado ao fracasso.
“Saímos satisfeitos com o que foi proposto, o Governo se colocando à disposição, na união das secretarias para fomentar a divulgação. Acredito que vai ser uma ciranda digna para o povo de Manacapuru”, disse.
O vice-presidente da Flor Matizada, atual campeã do festival, já que em 2016 não houve disputa, Júlio Gomes, agradeceu ao governador Amazonino pelo apoio e disse que as agremiações estão prontas para se apresentar no próximo mês. “É uma excelente notícia para o povo de Manacapuru. Vamos fazer o melhor possível, e as cirandas estão prontas para as apresentações. Todas empenhadas na apresentação de um belíssimo festival”.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Tragédia em Manacapuru: Bombeiros retomam as buscas por criança desaparecida em desbarrancamento
Tragédia em Manacapuru: Governo do Amazonas intensifica busca por criança desaparecida após desbarrancamento
Tragédia em Manacapuru: Bombeiros iniciam trabalho de resgate de vítimas em desbarrancamento de porto
Tragédia: Porto de Manacapuru sofre desbarracamento e deixa dezenas de desaparecidos
Vídeos: Temporal de granizo causa destruição em Manacapuru
Descubra os segredos do Festival de Cirandas de Manacapuru!