Publicado
12 anos atrásno
O Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios, que será realizado de 26 a 30 de junho nos teatros Amazonas e da Instalação, este ano contará com uma novidade. Trata-se do Mova-se na Rua, que consiste em apresentar intervenções artísticas fora de centros culturais na tentativa de atrair a atenção do público para a dança. As apresentações serão realizadas durante os dias 20, 21 e 22 deste mês nos terminais de ônibus da Cidade Nova, da Bola do Produtor e São José, respectivamente, sempre a partir das 17h.
Segundo o diretor-geral do festival, João Fernandes, a ideia do Mova-se na Rua surgiu na tentativa de descentralizar as apresentações do Centro da cidade e, consequentemente, dos espaços culturais.
Fernandes destaca que sempre que a dança contemporânea é abordada as pessoas pensam em um estilo específico, porém, o estilo engloba as mais variadas vertentes. “O contemporâneo é o agora, é este momento, independente das referências. Sentimos a necessidade de dialogar com a população sobre isso, sobre a dança. Para conseguir chamar mais atenção optamos pela dança de rua, que é um gênero bastante comum em Manaus, com muita gente produzindo, mas não tem o espaço necessário. É uma linguagem muito simples e de fácil acesso”, comenta.
E para dar vida ao Mova-se na Rua, a organização do festival convidou o grupo Bounce, formado por mais de 15 jovens. “Eles possuem uma certa popularidade dentro da cidade. Contam com uma trabalho bastante sério e de grande destaque. Além disso, contaremos com as participações de b-boys e b-girls que prometem chamar a atenção daqueles que estiverem passando pelos terminais”, afirma.
Aliás, os terminais de ônibus foi uma escolha do próprio organizador. “Entendemos que os espaços físicos ligados aos eventos culturais nem sempre são bem vistos pelo grande público por, muitas vezes, eles mesmos se sentirem excluídos. Já os terminais concentram diversas pessoas das mais variadas idades e que passam por ali todos os dias. Então achamos que seria o lugar ideal para mostrar que estamos de braços abertos para receber os mais variados públicos”, finaliza.
Este ano, o Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios, será realizado de 26 a 30 de junho, nos teatros Amazonas e da Instalação, ambos no Centro, e contará com a apresentação de cinco companhias locais. Cia. de Intérpretes Independentes, Corpo de Arte Contemporânea, Projeto Cênica Corporal Uma, Entre Corpus Cia. de Dança e Cia. de Dança de Artistas Independentes foram os selecionados pela curadoria formada por João Fernandes, Dyego Monnzaho e Adriana Góes.
fonte : D24AM
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
‘Te Encontro na Barroso’ teve show nacional de Karina Buhr, Couro Velho com Sisi Rolim e banda Fullgas com especial Roberto Carlos, Raul Seixas e Reginaldo Rossi
Lugares que o Dia Não Me Deixa Ver desperta a atenção através de Iluminação cênica em Casarões e Prédios abandonados
Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver 2023, do Casarão de Ideias, começa hoje (23)
Casarão de Ideias, através do Cine Casarão, exibirá o filme ‘Memória Sufocada’, que trata sobre a Ditadura Militar!
Casarão de Ideias prepara super novidades para os 10 anos do ‘Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver’
Filme “Los Lobos”, premiado em Berlim, estreia em Manaus nesta quinta no Cine Casarão