Publicado
2 anos atrásno
Compromisso da empresa com o meio ambiente e população do Amazonas contribuiu para alcançar o reconhecimento do mercado
A Eneva passou a integrar a Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a Bolsa de Valores brasileira, em 2023. Trata-se de um importante reconhecimento do comprometimento da companhia com a sustentabilidade empresarial, sendo a atuação na área socioambiental no Amazonas um dos principais destaques para se credenciar a receber essa chancela.
No Amazonas, as ações de sustentabilidade estão direcionadas, em grande parte, à substituição do consumo de fontes mais poluentes, como óleo diesel e carvão, na produção de energia em usinas térmicas. A Eneva utiliza o gás natural, menos emissor de CO2 e extraído da Bacia do Amazonas, para gerar eletricidade. Como consequência, impulsiona o mercado de trabalho local, fomentando a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Do campo de Azulão, na Bacia do Amazonas, a companhia retira o gás que abastece a térmica Jaguatirica II, em Roraima. Mais duas usinas, que utilizam o mesmo modelo de negócio, foram contratadas em leilão no ano passado. Juntas, elas vão acrescentar 885 MW de capacidade instalada ao Estado, utilizando o gás da região.
A empresa ainda se comprometeu a preservar a Floresta Amazônica em pé e contribuir com a consolidação de 500 mil hectares de áreas protegidas na Amazônia Legal, até 2030. Para isso, apoia iniciativas com base em cinco eixos: estímulo à bioeconomia e agroflorestais; apoio a unidades de conservação; restauração de áreas degradadas; monitoramento territorial; e ações em linha com o mercado de carbono.
Na área social, a Eneva desenvolve projetos que beneficiam, principalmente, famílias da região em situação de vulnerabilidade.
Como companhia integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, a Eneva tem importante papel na segurança energética brasileira e contribui para uma transição de baixo carbono, inclusive nos sistemas isolados da região Norte do país.
A inclusão no índice representa mais um reconhecimento do compromisso da empresa com a sustentabilidade e torna a sua gestão ainda mais transparente aos investidores, o que tem implicações diretas no acesso a financiamentos de menor custo e na liquidez das ações. Essa foi a primeira vez que a companhia respondeu à avaliação para adesão ao ISE, figurando na 40ª colocação entre 70 empresas integrantes.
“A entrada da Eneva no ISE B3 reflete o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e o seu objetivo de integrar as melhores práticas ESG à sua estratégia de atuação, gerando valor para seus colaboradores, acionistas e sociedade”, afirma o diretor Financeiro da Eneva, Marcelo Habibe.
A Eneva está presente em diversos municípios de baixo índice de desenvolvimento humano, alguns deles localizados no Amazonas. Sua operação é uma oportunidade de geração de emprego e renda, o que repercute na melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua. Até 2030, mais 50 mil pessoas diretamente e 100 mil indiretamente serão beneficiadas pelos projetos sociais desenvolvidos pela companhia, mais que o dobro do total alcançado até 2021.
“O equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico está no foco da atuação da Eneva. Além do seu papel econômico relevante nas regiões onde atua, a empresa se destaca por contribuir com a valorização da mão de obra e dos fornecedores locais, e por trabalhar na capacitação e geração de renda para as pessoas beneficiadas pelos seus projetos sociais. Acreditamos e nos empenhamos também com a geração de valor para todos”, diz a diretora de Gente, ESG, Saúde & Segurança, Comunicação & Cultura da Eneva, Anita Baggio.
A Eneva é a maior operadora privada de gás natural on shore do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km².
Com um parque de geração com 6,3 GW de capacidade contratada e de projetos já em fase de construção, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração termelétrica estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II e Termofortaleza), Sergipe (Celse – Usina de Porto de Sergipe) e Roraima (Jaguatirica II) e estão em fase de implementação no Amazonas (Complexo de Azulão). Em renováveis, a Eneva possui dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, com destaque para o Parque Solar Futura, em Juazeiro, na Bahia.
Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa, entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Madrasta é flagrada espancando enteada de 13 anos em Silves
Wilson Lima inaugura primeira escola de tempo integral do Cetam em Silves para formação em petróleo e gás
Wilson Lima acompanha fase final de obras que conectarão Avenidas Silves e Maués
Eneva oferece “Lounge da Imprensa” no Curral do Boi Garantido
Eneva leva para a Glocal Amazônia o debate sobre a transição energética sustentável e o desenvolvimento do interior
FAF promoverá a Copa da Floresta, o maior campeonato dentro da Floresta Amazônica