Frequência escolar por reconhecimento facial: É um projeto-piloto da Secretaria de Estado de Educação e Desporto - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quinta, 24 de abril de 2025

Amazonas

Frequência escolar por reconhecimento facial: É um projeto-piloto da Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Publicado

em

Receber uma mensagem avisando a hora que o estudante entrou na sala de aula é uma das funções a serem disponibilizadas para os pais e responsáveis dos alunos da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado. A inovação faz parte do projeto “Controle Inteligente de Frequência Escolar por Reconhecimento Facial”, que atende uma das 19 emendas parlamentares executadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em 2021.

Em 2020, 100% das emendas foram atendidas pela secretaria, e a meta de 2021 é repetir o feito, aprovando e executando as 122 recebidas pelo Departamento de Planejamento da pasta.

FOTOS: Carlos Soares/Secom

O projeto de reconhecimento facial vai ajudar no acompanhamento da frequência dos alunos no dia a dia escolar, tanto pelos responsáveis, quanto pela equipe pedagógica da escola. A pedagoga da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, Maria do Carmo Peres, diz que o projeto vai ajudar a evitar a evasão escolar.

“Acreditamos que vai ajudar significativamente, porque existe a questão de alternâncias de faltas, principalmente dos maiores, que se deslocam sós e muitas vezes não chegam na escola, os pais não têm como saber, e nós não temos como controlar. Eu tive o prazer de apresentar essa proposta para os pais, e eles gostaram muito”, afirma.

FOTOS: Carlos Soares/Secom

Johnny Marques, 16, é um dos alunos que já estão cadastrados no sistema de monitoramento da escola. Ele, que reprovou na escola por causa de faltas, aprova o projeto. “Acho que vai ser essencial para os pais e para os professores, e vai ajudar em muita coisa. Meu pai achou muito interessante e acha que vai dar certo. Eu gostei também”, aponta.

Sistema 

Thays Almeida, analista de teste da empresa desenvolvedora, explica que, além da frequência e da temperatura, o reconhecimento facial também lê as emoções dos alunos, baseado nas expressões mostradas durante o registro.

“O sistema tem essas três características principais, que é o envio do SMS [mensagem de texto] ao responsável, a aferição de temperatura e leitura de emoções. Com isso, é possível acompanhar quais emoções foram mais registradas pelos alunos ao longo do mês e acompanhar, por exemplo, se ele apresenta um quadro de depressão, se está com algum problema em casa”, frisa a representante.

No painel de gestão do sistema, é possível acompanhar, em tempo real, quantos alunos registraram a entrada na sala de aula, se há algum deles com temperatura acima de 37ºC, quantos deles estavam com expressão feliz, triste, com raiva, surpreso ou neutro.

O celular do responsável pelo aluno ou aluna que apresentar temperatura elevada, vai receber um SMS indicando que o estudante apresenta sintoma febril e que está aguardando na escola.

O projeto está em fase de finalização de cadastro dos estudantes da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto e, após a conclusão, começará a funcionar com todos os recursos.

FOTOS: Carlos Soares/Secom

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações