Amazonas
“Friagem” permanece no fim de semana em Manaus, segundo previsão
A previsão para os próximos dias, em Manaus, é de temperaturas mínimas entre 19° C e 21° C, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa queda brusca de temperaturas são conhecidas pelos amazonenses como ‘friagem’. O fenômeno atinge, principalmente, outras 19 cidades do sul do Estado, além de municípios do Acre e de Rondônia.
A previsão é de tempo instável com céu parcialmente nublado ou nublado com chuva. A ‘friagem’ é um fenômeno comum, de ocorrência nos meses mais frios dos Estados do sul do Brasil, vai do fim de abril ao início de setembro.
No interior do Estado, a previsão de temperatura mínima deve ser ainda mais baixa do que a capital, entre 16° C e 18° C – as máximas devem ficar entre 28° C e 30° C. De acordo com o meteorologista, as cidades do Sul do Estado com a ocorrência de ‘friagem’ são Apuí, Atalaia Do Norte, Benjamin Constant, Boca Do Acre, Borba, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, São Paulo De Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé.
Segundo o Inmet, as chuvas estão ocorrendo dentro do esperado para Manaus. Segundo o meteorologista Gustavo Ribeiro, o normal de chuva acumulada, em abril, é entre 254 e 346mm e as chuvas que atingiram a capital, este mês, estão dentro da previsão do instituto de meteorologia. “Do dia 1º a 28 de abril, o acumulado mensal está em 290,2 milímetros. O volume é considerado normal”, afirmou o meteorologista, acrescentando que, conforme previsões feitas pelo Inmet, as chuvas que devem atingir Manaus, em maio, devem ocorrer dentro da média esperada pelo órgão.










