De acordo com a titular da 47ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Massas Falidas, Kátia Araújo, as dívidas da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) estão calculadas em aproximadamente R$ 100 milhões. O Ministério Público do Estado (MP-AM) deverá entrar com uma ação as matrículas na instituição sejam paralisadas.

Fucapi pode acabar, somando dívidas de R$ 100 milhões – Imagem: Divulgação
A FUCAPI espera um recurso financeiro de uma empresa estrangeira e se não chegar o MP-AM pedirá a falência ou a extinção da fundação.
O caso vem sendo acompanhado desde novembro do ano passado e, segundo a Promotora, não existem condições para continuar operando, por conta dos salários atrasados, pagamento de fornecedores, dívidas trabalhistas, ação do Ministério Público Federal (MPF) e cobranças do fisco municipal.
As dívidas se acumularam a partir do momento em que a instituição precisou encerrar o convênio que tinha com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O pedido de falência ou extinção será analisado com cautela, assegurou Kátia. Acrescentando que há uma negociação com uma entidade estrangeira, mas o processo é feito em sigilo.
Mesmo com todo os problemas da FUCAPI, as matriculas para novos alunos estão sendo anunciadas.