A Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), por meio da Fundação Alfredo da Matta, realiza mais uma ação de atendimento à população: o Mutirão Dermatológico, que acontecerá neste sábado (2), das 8h às 16 h, na sede da Fuam, localizada no bairro da Cachoeirinha.
Este é o quarto mutirão realizado pela Fuam, e desta vez, o atendimento dará ênfase aos casos de câncer de pele, aproveitando a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD / Regional Amazonas, parceria da Fuam nesta ação.
A expectativa é atender 700 pessoas, sendo 300 delas já pré-agendadas pelo Sisreg – Sistema Nacional de Regulação. São pessoas que já estão aguardando por uma consulta dermatológica na Fuam, devido a suspeita de câncer de pele.
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), através do Complexo Regulador do Amazonas, responsável pelo contato com pacientes em fila de espera do Sisreg, está informando aos pacientes sobre o atendimento extra que acontecerá no dia 2 de dezembro e antecipará as consultas. As demais 400 fichas serão distribuídas a partir das 7h para a população que comparecer à Fuam.
A Fundação Alfredo da Matta, Centro de Referência em Dermatologia, registrou até o mês de agosto deste ano, 293 casos de câncer de pele. Do total de diagnósticos realizados, 2% – ou seis casos – foram do tipo mais agressivo da doença: o Melanoma. Em 2016, foram 383 casos de câncer de pele, sendo cinco (1,3%) do tipo mais grave.
Fundação Alfredo da Matta atenderá 700 pessoas durante mutirão dermatológico neste sábado – Imagem: Divulgação