Gestão David Almeida ganha destaque nacional por avanços em sustentabilidade na Amazônia - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quarta, 14 de maio de 2025

Manaus

Gestão David Almeida ganha destaque nacional por avanços em sustentabilidade na Amazônia

Publicado

em

Sob a liderança do prefeito David Almeida, a comitiva de Manaus assumiu papel de destaque no primeiro dia do “Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal – Caminhos para a COP30”, na quarta-feira, 23/4, em Belém (PA). Em três painéis dedicados à adaptação urbana, financiamento climático e boas práticas ambientais, os projetos estruturantes da Prefeitura de Manaus ganharam visibilidade como modelos replicáveis em toda a região.

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

“Nossa gestão demonstra, na prática, que desenvolvimento urbano e proteção ambiental caminham juntos. Manaus assume a vanguarda na Amazônia Legal e prova que planejamento, inovação e participação social são a base para uma cidade mais justa e sustentável”, avaliou o prefeito David Almeida, após encerramento do primeiro dia de plenária.

O programa de arborização “Manaus Verde” foi celebrado como “exemplo de política pública com impacto intergeracional”, ao produzir 500 mil mudas em quatro anos, doar 200 mil e plantar 28 mil em áreas críticas da cidade. A meta para esse novo mandato é plantar 15 mil mudas por ano. A ação não só atenua as ilhas de calor como reafirma o compromisso da prefeitura com o bem-estar da população.

No debate sobre resíduos sólidos, o case das ecobarreiras instaladas nos igarapés de Manaus provou sua eficiência: o volume de lixo lançado no rio Negro caiu 50%, de 800 para 400 toneladas mensais. “É uma iniciativa pedagógica e transformadora”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó.

No painel de financiamento climático, o Plano Municipal de Ação Climática – com inventário de emissões e mapeamento de vulnerabilidades – foi apresentado como compromisso concreto da gestão, com entrega prevista para o segundo semestre de 2025. “Manaus está à frente, organizando uma hierarquia de iniciativas que alia saneamento, arborização de nova escala e inovação tecnológica”, completou o consultor em gestão ambiental, Antônio Stroski.

Outros marcos da gestão foram apresentados com protagonismo, como o Plano Municipal de Saneamento Básico totalmente integrado (água, esgoto, drenagem e resíduos); Lei Complementar 24/2024, que instituiu o programa “Manaus Sustentável” e atrai financiamentos internacionais via IFC e Banco Mundial; fortalecimento de cooperativas de catadores, com R$ 900 mil em equipamentos; nova parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o bairro planejado Dorothéia Braga, que contará com 3 mil lotes e 576 apartamentos, para realocar famílias em áreas de risco.

Com essa atuação de destaque, Manaus se consolida como referência política e administrativa para os demais municípios da região, projetando o nome de David Almeida como protagonista de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações