Amazonas
Golias: Conheça a onça-pintada “pet” que conquistou internautas, confira atualizações do caso
O “Caso Golias” tem tomado conta da internet nos últimos dias, se trata do filhote de onça-pintada, de 8 meses, chamado de “Golias”, que era criado como “pet”, desde bebezinho, por uma família em Santo Antônio do Içá, cidade do interior do Amazonas, distante 881km de Manaus.
O Resgate de Golias
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 3ª Companhia de Polícia Militar (CPM), resgatou o filhote de onça-pintada que estava sendo criado como um animal doméstico em Santo Antônio do Içá. A ação, registrada na manhã de terça-feira (04/02), foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município, que solicitou o apoio da equipe policial.
De acordo com o comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major PM Jonatas Soares, o resgate foi realizado com total segurança e dentro dos protocolos adequados. “Através do 8° Batalhão, em Santo Antônio do Içá, nós conseguimos efetuar o resgate de uma onça-pintada que estava sendo criada por um caçador. O animal ainda é filhote e estava sendo amamentado. Após contato com a Polícia Militar, o caçador decidiu entregá-lo de forma voluntária. Então deslocamos uma equipe especializada para o resgate, que foi feito dentro da normalidade. A onça foi colocada em nossa viatura e fizemos todos os procedimentos necessários até ser encaminhada para Manaus”, afirmou o comandante.
A operação foi realizada após uma solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que informou sobre a presença do animal em uma residência, localizada na rua do Porto das Pedras, no bairro Independência. No local, os policiais militares constataram que a onça “Golias”, havia sido criada como um animal de estimação desde que foi encontrada pelo caçador, há cerca de oito meses.
O filhote então foi conduzido à Secretaria de Meio Ambiente, onde passou por avaliação veterinária. O laudo confirmou que se trata de um macho, com aproximadamente oito meses de idade, pesando cerca de 35 quilos e com envergadura de 1,58 metros.
O Retorno de Golias
Após ser resgatada pelas autoridades, Golias acabou sendo foi devolvida para a família que cuidava dela. Isso porque apesar de se dócil e saudável, como não há estrutura em Santo Antônio do Içá, a oncinha macho, acabou retornando para família.
De acordo com a prefeitura da cidade, a falta de um local apropriado para o acolhimento do animal levou à decisão de sua devolução à família.
Golias vai para abrigo provisório no AM
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) engajaram na busca para uma solução a remoção de Golias, considerando a logística de transporte devido à localização remota do município.









