Nesta sexta-feira (21), se estivesse vivo, Roberto Gómez Bolaños, conhecido pelo apelido de “Chespirito”, completaria 91 anos. Roberto Gómez Bolaños foi um ator e produtor mexicano que alcançou grande fama em toda a América.
O inesquecível Chapolin Colorado, dono de bordões como ‘Sigam-me os bons’ e ‘Não contavam com a minha astúcia’. O homem que estrelou algumas das séries de televisão mais amadas da história mexicana nasceu em 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México. Sua vida daria algumas voltas antes dele alcançar a fama na telinha. Apenas alguns anos depois de estudar engenharia, ele conheceria sua paixão pela escrita.
Roberto Gómez Bolaños com o boneco do Chaves / Divulgação
Bolaños alcançou algum sucesso inicial e trabalhou em vários programas de televisão e rádio no México. Graças a sua produção prolífica e crescente, ganhou por lá o apelido de “Chespirito” ou “Little Shakespeare”, que o acompanhou pelo resto da vida.
Um dos primeiros grandes saltos na carreira de Chespirito foi em 1970, quando lançou seu próprio programa de comédia. Lá, na frente da câmera, interpretou dois de seus personagens mais atemporais: O Chapolin Colorado, um super-herói satírico, e o Chaves, um órfão peculiar de 8 anos, que mais tarde ganharia seu próprio programa.
Por mais de 40 anos, Chespirito criou centenas de episódios de televisão, além de filmes e peças de teatro. Seu legado segue vivo hoje nas infindiáveis reprises de suas séries, que foram traduzidas para mais de 50 idiomas.
Hoje, o Google criou o seu Doodles do 91º aniversário de Roberto Gómez Bolaños
Roberto Gómez Bolaños ganha homenagem do Google no dia em que completaria 91 anos