Foram, despejados do hangar, os helicópteros do Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar do Amazonas. As aeronaves foram retiradas do hangar privado, localizado no Aeroclube, na Zona Centro-Sul de Manaus, por falta de pagamento de aluguel pelo Governo do Estado.
Imagem de Divulgação
Desde 2014 o Araras Aero Táxi não teria recebido o pagamento referente ao serviço de aluguel do hangar, onde são mantidas três helicópteros da PM-AM. A dívida gera em torno de R$700.000. A empresa notificou o Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo (GRAER-AM) sobre retirada das aeronaves do hangar no dia 7 de março deste ano.
A retirada dos helicópteros teriam iniciado no domingo (13/03) e foi concluída na segunda-feira (14/03) as aeronaves foram levadas um outro local, não informado pela PM.
As aeronaves são utilizadas na segurança do espaço aéreo, e em operações da PM ou no socorro no vítimas. Porém os helicópteros também estão com a manutenção vencida e já não sobrevoam a capital desde fevereiro.
O governador José Melo disse que os helicópteros não são necessariamente fundamentais no sistema de segurança publica, pois existe os drones que poderão substituir. Melo justificou ainda que a despesa na manutenção dos helicópteros é muito grande, e concluiu ” O helicóptero que, eu, Governador, uso, há seis meses também não uso, prefiro não usá-lo e utilizar de outro instrumento e aproveitar esse dinheiro, que a gente economiza com os helicópteros para manter outras coisas que são essenciais.”