Amazonas
Governo começa a enviar reforço na estrutura de saúde durante o 57º Festival de Parintins
A SES-AM estará na cidade para coordenar os atendimentos, levando médicos, técnicos, estoque de medicamentos e ambulâncias
A SES-AM estará na cidade para coordenar os atendimentos, levando médicos, técnicos, estoque de medicamentos e ambulâncias
Publicado
7 meses atrásno
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já está com a estrutura pronta para atender à população e visitantes durante o 57º Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho. O Governo do Amazonas está deslocando para a Ilha Tupinambarana profissionais de saúde e ambulâncias, além de estoque reforçado de medicamentos e insumos.
Para esta edição do festival são esperadas cerca de 230 mil pessoas, entre moradores e turistas de todo o país. Durante o período do evento, a SES-AM estará atuando no município (distante 369 quilômetros de Manaus) com uma equipe de 50 profissionais. Dentre eles, cardiologistas, oftalmologistas, neurologistas, ortopedistas, cirurgiões gerais, clínicos, enfermeiros supervisores e técnicos de Enfermagem.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informa que o Governo do Amazonas está reforçando o estoque de insumos e medicamentos no município. Ao todo, segundo ela, são mais de 200 itens, entre materiais, medicamentos e Produtos Para Saúde (PPA), que estão sendo direcionados à Parintins. “O planejamento que vem sendo executado tem o propósito de dar todo o suporte na área da saúde, para que a festa possa ocorrer com tranquilidade”, afirmou.
A SES-AM, disse ela, também está enviando ambulâncias para a cidade, que ficarão em pontos estratégicos. De acordo com a secretária, serão utilizadas em locais como o aeroporto da cidade, áreas de aglomeração e para dar apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Unidades de retaguarda, com equipes médicas e ambulâncias, estarão à disposição no Balneário Cantagalo, localizado às margens do Lago do Aninga, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e nas dependências do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo.
Unidades de saúde
A secretária-executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, explica que o Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, no bairro Santa Clara, e o Hospital Padre Colombo, em São José Operário, serão referência nos atendimentos mais complexos. O Jofre Cohen atenderá aos casos clínicos e de trauma. O Padre Colombo receberá os pacientes para especialidades de obstetrícia e clínico.
Ela destaca que as duas unidades estarão equipadas e receberão reforços, para atender casos de urgência e emergência, de média e alta complexidades, realizando exames de imagem, mamografia, raio x, eletrocardiograma (ECG) e ultrassonografia. Este ano, a SES-AM também irá realizar ecocardiograma no Hospital Padre Colombo, caso haja necessidade.
Na área externa do Bumbódromo, a população poderá procurar atendimento em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município: Waldir Viana e Irmão Francesco Galianni, que farão atendimentos médicos e odontológicos (de urgência), estabilização de pacientes críticos, curativos e suturas, aferição de pressão, glicemia, inalação, medicamentos, vacinas e outros.
Nos dias das apresentações dos bumbás, dois ambulatórios serão montados com estruturas capazes de atender urgências e emergências aos brincantes que estiverem dentro do Bumbódromo. No total serão 10 leitos clínicos, 4 leitos de suporte avançado, 2 ambulâncias e equipe multiprofissional.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Governo do Amazonas anuncia construção de 160 novas unidades habitacionais na zona sul de Manaus
Governador Wilson Lima entrega 70 toneladas de alimentos para instituições sociais em 2024
Wilson Lima autoriza pagamento de abono do Fundeb de até R$ 13,5 mil para 32 mil servidores da Educação
Amazonas realiza mais de 770 neurocirurgias no HPS Dr. João Lúcio em 2024
Wilson Lima destaca ajuda humanitária a mais de 130 Comunidades Indígenas em encontro com ministra Sônia Guajajara
Magia do Natal: Multidão lota Largo de São Sebastião na abertura da temporada natalina