Publicado
3 anos atrásno
O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou neste sábado (06/11), às 10h, a solenidade de formatura dos 277 praças do Quadro Complementar Praças Bombeiro Militar (QCPBM) na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Os novos militares ingressaram nas fileiras da corporação em abril de 2020 para trabalharem no enfrentamento da pandemia da Covid–19. Dentre os profissionais estão técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal que atuaram – e ainda atuam – nas mais diversas modalidades de atendimento, levando saúde de qualidade às famílias amazonenses.
Durante a solenidade, os praças realizaram o juramento à Bandeira Nacional que é um dos ritos inerentes à carreira dos militares, conforme explica o comandante geral do CBMAM, Coronel BM Danízio Valente.
“A chegada dos militares da saúde à corporação foi um grande feito do governo Wilson Lima. Eles [bombeiros militares] ingressaram em meio a uma Pandemia e entendendo que nenhum passo dariam atrás. Hoje, entregamos à sociedade, militares que juraram diante do ‘pendão da esperança’ servir à população com alegria e esmero. Não é uma simples continência, mas uma continência à população amazonense”, frisou o Coronel.
De acordo com a 3º sargento BM Edriani Malcher, o sentimento é de gratidão e alegria. “Quero agradecer primeiramente a Deus por essa conquista, ao governador e ao nosso comandante geral. Ingressamos em meio a uma pandemia, antes mesmo de realizarmos nosso curso de formação e sinto-me honrada em fazer parte das fileiras do CBMAM”, disse a bombeira militar.
Respeitando as medidas de segurança contra a Covid–19 em evitar aglomeração de pessoas, a formatura ocorreu em dois dias diferentes, sendo o dia 22 de outubro para os oficiais e 6 de novembro o evento foi para os sargentos e cabos.
Estiveram presentes na solenidade o Deputado Estadual Cabo Maciel, o Vereador de Manaus João Carlos e o Diretor do Instituto Integrado de Segurança Pública, Coronel PM Aldo Albuquerque.
Policlínica Governador Gilberto Mestrinho – Em dezembro de 2020, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) passando a gestão da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho para a corporação. A unidade hospitalar é referência para pacientes vindos do interior do Estado.
No período de janeiro a setembro, a policlínica registrou 138.563 atendimentos dentre consultas ambulatoriais e procedimentos hospitalares.
Novo quadro de distribuição de efetivo – Em março deste ano, o governador Wilson Lima assinou o Decreto de publicação do novo Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE), que viabiliza a realização de concursos públicos e a expansão de postos dos bombeiros no interior do estado.
O QDE está ligado à Lei de Organização Básica (LOB) da corporação e projeta a ampliação do efetivo do CBMAM em todas as unidades e setores subordinados. O Quadro de Distribuição de Efetivo permite a abertura de novos postos na capital e a expansão no interior do estado.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam