Publicado
3 anos atrásno
Por
Alessandro Nuñes
Estado receberá a segunda fase do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia. Estratégia foi anunciada na Conferência
Além de espaço para impulsionar cooperações internacionais, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) tem viabilizado o fortalecimento da parceria do Governo do Amazonas com o Governo Federal. O Estado tem firmado novas colaborações para estender o alcance do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes/ASL).
O projeto, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como principal objetivo fortalecer governos subnacionais na Amazônia, no intuito de gerar uma economia próspera com base na conservação da floresta. A primeira fase do projeto apoiou a implementação de cinco acordos de pesca e, também, os estudos iniciais para concessão florestal da Floresta Estadual de Maués.
Durante a COP, Estado e União anunciaram a realização da fase 2 do ASL, que atuará na estruturação da governança nos Sítios Ramsar do rio Negro e do rio Juruá no Amazonas. É o que destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
“Sítio Ramsar é um instrumento de grande importância para a proteção de zonas úmidas, criado na Convenção de Ramsar, cidade iraniana. A aproximação das gestões do Estado e do Governo Federal possibilitará agora ações específicas para essas áreas, que melhorem a sustentabilidade desses sistemas, fortalecendo cadeias produtivas e a conservação ambiental”, disse o gestor, ao destacar que a iniciativa já está em construção.
A iniciativa coordenada pelo MMA é financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF). O Banco Mundial é a agência implementadora do programa, e a Conservação Internacional (CI-Brasil) é a agência executora da fase 1 do ASL.
Amazonas na COP
O Governo do Amazonas participa da COP26, representado pelos secretários de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas, Adriano Mendonça.
A agenda da comitiva na Conferência teve início na quinta-feira (04/11), com um encontro com o herdeiro do trono britânico, Príncipe Charles, para o lançamento do Fórum de Investidores “Race to Zero” – Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI) Brasil. O Amazonas aderiu voluntariamente à iniciativa por meio do Decreto nº 44.716, de 25 de outubro de 2021.
Na sexta-feira (05/11), foi a vez do Amazonas participar do Espaço Brasil, área coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente na COP26, no evento “Amazônia Real”, que discutiu a implementação de políticas ambientais na maior floresta tropical do mundo. Na ocasião, o Amazonas participou das sessões “Desafios e oportunidades para o combate aos ilícitos ambientais”, “Floresta+ e suas modalidades” e “ASL – Fortalecimento de políticas públicas e consolidação das áreas protegidas na Amazônia”.
O fim de semana foi marcado pelo início das reuniões bilaterais para mobilizar apoio de países parceiros e outras economias em desenvolvimento, para pleitear demandas como doações e financiamentos por países ricos e a regulamentação do mercado de créditos de carbono. Os encontros reuniram governadores e secretários de Meio Ambiente da Amazônia junto a oficiais sêniores do Governo do Reino Unido, representantes do Ministério do Financiamento Internacional para o Clima do Reino Unido e do Ministério do Clima da Noruega, e empresas da Coalizão Leaf.
Nesta segunda-feira (08/11), os secretários participaram de uma reunião com as Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia para apresentação do Instituto Amazônia +21. Em seguida, o Amazonas participou de um encontro de nivelamento sobre o projeto da Janela B do GCF Task Force. A agenda seguiu com um workshop sobre a importância da transparência para a produção agrícola, investimentos e comércio livre de desmatamento no Brasil.
A comitiva do Amazonas retorna para o Brasil nesta terça-feira (09/11)
Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…
Governo do Amazonas anuncia construção de 160 novas unidades habitacionais na zona sul de Manaus
Governador Wilson Lima entrega 70 toneladas de alimentos para instituições sociais em 2024
Wilson Lima autoriza pagamento de abono do Fundeb de até R$ 13,5 mil para 32 mil servidores da Educação
Amazonas realiza mais de 770 neurocirurgias no HPS Dr. João Lúcio em 2024
Wilson Lima destaca ajuda humanitária a mais de 130 Comunidades Indígenas em encontro com ministra Sônia Guajajara
Magia do Natal: Multidão lota Largo de São Sebastião na abertura da temporada natalina