Governo do Amazonas sanciona primeiro Plano de Cargos e Carreiras para a Secretaria de Meio Ambiente - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quarta, 14 de maio de 2025

Amazonas

Governo do Amazonas sanciona primeiro Plano de Cargos e Carreiras para a Secretaria de Meio Ambiente

Publicado

em

Dispositivo prevê progressão horizontal e promoção vertical, além de classificação de remuneração dos servidores do quadro efetivo da pasta

O Governo do Estado sancionou, nesta semana, a Lei nº 7.304, de 7 de janeiro de 2025, que institui pela primeira vez no Sistema de Estadual do Meio Ambiente o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A nova legislação encontra-se publicada no Diário Oficial do Estado.

Foto: Divulgação/Sema

O dispositivo prevê a progressão horizontal e promoção vertical do quadro efetivo da Sema, além da realização de concurso público para os níveis superior, médio e fundamental. Segundo o texto, o objetivo é a valorização de seus servidores, a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, bem como o fortalecimento da proteção ambiental do Amazonas.

“Essa é uma das ações do governador Wilson Lima de maior legado para o Sistema Estadual de Meio Ambiente, que nunca tinha contado com um PCCR para a Sema, desde a sua criação. Além da valorização do servidor, essa iniciativa qualifica ainda mais nossos recursos humanos e, com isso, fortalece as ações de meio ambiente, a mitigação às mudanças climáticas e gestão de Unidades de Conservação”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Cargos e remunerações

A lei institui a Carreira de Especialista em Meio Ambiente, composta por cargos definidos no Quadro de Pessoal Permanente da Sema, divididos por nível superior, médio e fundamental. Os cargos não possuem divisão de classes, mas contam com 10 referências remuneratórias em acordo com o grau de complexidade das suas atribuições.

Os cargos previstos são de Analista Ambiental, Técnico de Nível Superior, Assistente Ambiental, Auxiliar Ambiental, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Motorista Fluvial. O preenchimento dos cargos se dará após aprovação e classificação em concurso público de provas, ou de provas e títulos, e posterior nomeação pelo governador do Estado

Em nível fundamental, foram dispostos os cargos de Auxiliar Ambiental, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Motorista Fluvial, com 16 vagas no total. Para nível médio, os cargos são para Assistente ambiental, com 74 vagas. Já em nível superior, estão dispostos os cargos de Analista Ambiental e Técnico de Nível Superior.

A remuneração final de cada servidor poderá ser acrescida por Gratificação de Incentivo à Qualificação (Graiq), Gratificação de Curso e Gratificação Ambiental (Gram). O aumento se dará de acordo com o grau de escolaridade e cargo exercido, desde que cumpridos os requisitos previstos na Lei.

O plano estabelece, ainda, que os atuais servidores estatutários serão enquadrados nos diversos cargos integrantes da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, respeitada a transposição de cargos previstos.

As regras estabelecidas e os princípios observados no PCCR são correspondentes às regras estabelecidas pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Amazonas (Lei n.º 1.762 de 16 de novembro de 1986), e pelas Constituições Federal e Estadual.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações