No início da tarde desta segunda-feira (1º/02), 17 pacientes foram transferidos de Manaus para Porto Alegre (RS), onde darão continuidade ao tratamento contra a Covid-19. A ação faz parte da força-tarefa realizada pelo Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para melhorar o fluxo de atendimento na rede pública de saúde.
Os 17 pacientes estavam sendo atendidos no Hospital Platão Araújo, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Chapot Prévost, SPA Eliameme Rodrigues Mady, SPA Joventina Dias, SPA São Raimundo e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles. Das unidades de saúde, eles foram levados para a base da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Ponta Pelada.
FOTO Arthur Castro-Secom
Após análise médica, o grupo, formado por 14 homens e três mulheres, apresentou condições clínicas favoráveis e embarcou acompanhado por uma equipe composta por profissionais de saúde. A aeronave decolou de Manaus por volta das 14h.
Transferências – Com o embarque dos 17 pacientes nesta segunda-feira, chega a 414 o número total de pacientes transferidos para unidades hospitalares de outros estados do país. A operação, que teve início no último dia 15 de janeiro, chegou ao décimo oitavo dia com transferências diárias.
De acordo com a enfermeira Neylani Macêdo, gerente de rede e atenção à saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o balanço do trabalho realizado até o momento é positivo.
“Para nós tem sido extremamente positivo, até por conta da adesão dos pacientes. Hoje eles se sentem mais seguros em estarem indo transferidos para outros estados, pela acolhida e pelo feedback que o Estado tem dado para o retorno deles”, avaliou a enfermeira.
FOTO Arthur Castro-Secom