O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus decretaram ponto facultativo nos dias de jogos na Arena da Amazônia durante a Olimpíada 2016. Porém as atividades essenciais, como: saúde e limpeza pública, deverão funcionar normalmente.
O expediente nas repartições públicas municipais e estaduais será encerrado às 12h nos dias 4 e 9 de agosto (segunda e terça-feira) em virtude dos jogos do Torneio Olímpico de Futebol dos Jogos Rio 2016.
A exceção nas repartições públicas estaduais é para os órgãos que estão envolvidos na operação dos jogos olímpicos.
Para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o decreto determina a compensação das horas normais de ensino, caso houver necessidade. À Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) foi determinada a organização de banco de horas relativo aos pontos facultativos com vistas a possíveis compensações pelos servidores.
O objetivo do ponto facultativo nas repartições públicas é melhorar o trânsito e o transporte público nos dias de jogos, contribuindo para a segurança e organização do evento. As vias no entorno da Arena da Amazônia serão interditadas.
A Arena da Amazônia terá no dia 4 de agosto, às 18h, Suécia x Colômbia e, às 21h, Nigéria x Japão; dia 7 de agosto (domingo) às 18h, Suécia x Nigéria e às 21h, Colômbia x Japão, ambos pelo torneio masculino; dia 9 de agosto (terça-feira), às 18h, será a rodada do torneio feminino entre Colômbia x Estados Unidos e, às 21h, África do Sul x Brasil.
Governo e Prefeitura decretam ponto facultativo para jogos olímpicos em Manaus