Publicado
12 anos atrásno
Vamos falar um pouco sobre as lojas antigas de destaque em Manaus. Começaremos pela Grands Magasin Au Bon Marché, estabelecida na Rua Municipal, 67.
A cultura francesa urbana em seus diversos aspectos como língua, culinária e hábitos, entre os quais a freqüência aos cafés, era cultivada em Manaus e outras capitais brasileiras como símbolo de refinamento e traço de civilização. Além disso, as inovações nos meios de transporte, como a maior velocidade dos navios transatlânticos, possibilitaram a ‘diminuição’ das distâncias e melhoraram a comunicação e o comércio com a Europa.
Por conta dessas facilidades, as elegantes locais podiam vestir-se conforme a última moda de Paris, e eram várias as casas comerciais especializadas na importação de roupas e demais artigos de luxo do ‘mundo civilizado’. É o caso da tradicional Au Bon Marché, loja de roupas para senhoras, existente até os dias atuais, na avenida Sete de Setembro (antiga rua Municipal), não por acaso batizada com um nome em francês para combinar com a idéia de elegância que a loja queria transmitir.
Essa loja foi, durante anos, ponto de elegância da sociedade manauense. Tempos eufóricos da belle époque.
Segundo o que consta em alguns sites ela é de propriedade de Simon Lifsitch e Louis Russo de nacionalidades russa, mas há anos no Brasil. Após a reforma da Au Bon Marché (não sei em que ano), a loja de Manaus ficou mais robusta, talvez, tenha-se buscado parecer mais com o estilo da homônima loja em Paris, criada pelos arquitetos L. A. Boileau e Gustave Eiffel em 1876.
A loja Au Bon Marché ganhou fama por ser especializada na venda de produtos franceses e confecções para senhoras e crianças. Era uma das mais conceituadas da cidade pois trabalhava com vestidos da moda e perfumes importados.
Fontes :
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Diga da Amazônia Celular foi especialmente projetado para atender às necessidades únicas da região
A história do Seringal Mirim de Manaus
Documentário dos anos 80 sobre o Festival Folclórico de Parintins
Relembre as principais casas de show de Manaus nos anos 2000
O beneficiamento de couros de cobra, jacaré e onça, foi uma importante fonte de renda da região Amazônica no passado
O curioso caso de um Avião na Praça da Saudade no centro de Manaus!