A estátua em homenagem ao bandeirante Manuel de Borba Gato (1649-1718), um dos monumentos mais tradicionais e controversos da cidade de São Paulo, foi incendiada na tarde deste sábado, 24. Um grupo denominado Revolução Periférica assumiu a autoria do ato e publicou nas redes sociais imagens do ataque. Diversos jovens mascarados de preto jogando pneus e em seguido líquido inflamável e colocando fogo. As labaredas subiram rapidamente, assim como a fumaça preta no bairro de Santo Amaro, zona sul da cidade. A Secretaria da Segurança Pública do Estado afirma que investiga a ocorrência.
O ato de incendiar estatuas de “Exploradores” é algo global. Todos estão se sentindo na obrigação de corrigir a história. “Heróis” que não são heróis. Se você pegar a “origem” do nosso país, os Europeus “não descobriram o Brasil”, eles escravizaram e mataram os moradores que aqui estavam….
Estátua de Borba Gato em chamas
Bandeirantes como Borba Gato desbravaram territórios no interior do país e capturaram e escravizaram indígenas e negros. Isso quando não os matavam em confrontos que acabaram por dizimar etnias, segundo historiadores. Também estupraram e traficaram mulheres indígenas, além de roubar minas de metais preciosos nos arredores das aldeias, conforme o livro “Vida e Morte do Bandeirante”, de Alcântara Machado.
Veja o vídeo “Fogo nos Racistas”