Os relatos demonstram que o bairro da Paz nasceu assim como a maioria das comunidades: sem a estrutura adequada para comportar as famílias residentes na região.
Entre barrancos, subidas e descidas, o bairro da Paz, na década de 80, iniciou de fato o seu processo de crescimento populacional por meio das invasões presentes em grande parte da cidade.
A área conhecida como bairro da Paz tem mais de 28 anos de existência. No início da ocupação não apresentava as condições básicas para atender aos moradores que ali chegavam, como água encanada, luz elétrica e pavimentação nas ruas.
Era uma área totalmente desmatada, caracterizada por altos e baixos. Foi ocupada aos poucos por grupos de famílias que não tinham espaço para morar. Em sua grande maioria eram pessoas oriundas do interior do Amazonas, em busca de vida melhor, muitas vezes iludidas com a expectativa de melhoria na vida financeira.
O bairro da Paz está localizado na Zona Centro-Oeste, entre Redenção e os conjuntos Hiléia e Santos Dumont.
BAIRRO ATUALMENTE
Com o investimento das gestões municipais nas políticas públicas voltadas aos bairros de Manaus, apesar de precisar de muitas melhorias, o bairro da Paz obteve progresso.
Escolas municipais dotadas de laboratórios de informática e notebooks em suas salas de aula, modernizando o espaço escolar, são realidade na comunidade, além de escolas públicas estaduais, posto de saúde, associação de bairro e feira comunitária que oferece produtos variados aos moradores.
Mesmo com dificuldades presentes na infraestrutura, o bairro da Paz, que nasceu de invasão, continua conquistando benfeitorias.
A festa de aniversário do bairro é realizada no dia 23 de outubro, um dia antes da comemoração do aniversário de Manaus, e é sempre acompanhada de muita diversão e recreação. A organização do evento fica por conta dos moradores mais antigos.
Bairro da Paz