Uma história de novembro de 2020 voltou a circular na internet dada a sua criatividade. Nela, um homem ‘transespécie’, William Tenenbaum, havia sido baleado acidentalmente por dois caçadores da Carolina do Sul enquanto se apresentava como um cervo.
O post que apresenta capturas de tela de um homem pintado no corpo como um cervo com chifres pode ser visto aquie aqui. Alguns usuários responderam com risos, compartilhando a postagem com o comentário: “vocês me deixem saber quando essa ‘autoidentificação’ começar a ficar fora de controle”. Outros usuários responderam com palavras que podem ser preocupantes, como “Vista-se como um cervo e aja como um cervo, vou atirar em você como um cervo”. Uma legenda do post diz: “o campo é perigoso, mas há medidas que você pode tomar para reduzir os riscos. Como não se disfarçar de veado. Ou um urso. Ou vestindo casacos de pele. A teoria natural de Darwin em movimento.”
Mas é óbvio que trata-se de fakenews. Analisando o artigo, a pesquisa mostra que os recursos visuais foram retirados de conteúdo legítimo publicado em outros sites. As capturas de tela do “veado” usadas para personificar a vítima de tiro William Tenenbaum eram frames de um vídeo do YouTube de três anos visto aqui intitulado “Deer in the Park” pela conta Humanimals.
Uma captura de tela de um médico identificado na legenda como Dr Alexander Pischtaki no Hospital do Condado de Allendale também é fictícia. O médico retratado é o Dr. Anthony Cardillo, especialista em emergência do Mend Urgent Care em Sherman Oaks, Califórnia. O Dr. Cardillo pode ser visto aqui em um vídeo da ABC 7 News no sul da Califórnia.
De acordo com seu site (www.humanimal.london/about), a Humanimals é uma empresa que fornece artistas para eventos vestidos com fantasias e maquiagem de animais.
O World News Daily Report, que promove o slogan “Where Facts Don’t Matter”, publica abertamente em cada página que “todos os personagens que aparecem nos artigos deste site – mesmo aqueles baseados em pessoas reais – são inteiramente fictícios e qualquer semelhança entre eles e qualquer pessoa, viva, morta ou morta-viva, é puramente um milagre.”
A Reuters já desmentiu alegações decorrentes de artigos do site satírico, vistos aqui e aqui.
Publicidade
VEREDITO
Sátira. Uma história sobre um homem trans-espécie sendo baleado por caçadores enquanto se apresentava como um cervo é fictícia e pretende ser uma sátira.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.