Famosos, TV e Internet
Ídolo da TV, Francisco Cuoco morre aos 91 e deixa polêmicas no passado
O ator Francisco Cuoco faleceu aos 91 anos em São Paulo, vítima de falência múltipla dos órgãos. Internado há cerca de 20 dias no Hospital Albert Einstein, ele enfrentava complicações de saúde relacionadas à idade avançada. O velório será realizado na próxima sexta-feira, das 7h às 15h, no Funeral Home, na Bela Vista, e será aberto ao público. O enterro, reservado à família e amigos próximos, está marcado para as 16h.
A notícia foi confirmada por amigos e familiares, como a atriz Rosamaria Murtinho. Ele faleceu hoje pela manhã. A filha dele veio de Londres, os filhos estavam presentes no hospital e puderam se despedir. Foi uma despedida com amor.
Francisco Cuoco nasceu em São Paulo e teve origem humilde, filho de um feirante e de uma dona de casa. Trabalhou com o pai na feira e sonhava em ser advogado, mas o fascínio pelas artes cênicas falou mais alto. Ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo e depois atuou em grandes palcos como o Teatro Brasileiro de Comédia e o Teatro dos Sete.
Com uma carreira marcante na televisão, Cuoco protagonizou novelas que entraram para a história da teledramaturgia brasileira, como Selva de Pedra (1972), Pecado Capital (1975) e O Astro (1977). Ele fez par romântico com Regina Duarte e participou de grandes sucessos da TV Globo. Mesmo com o passar dos anos, continuou atuando, com papéis em Passione (2010), Sol Nascente (2016) e participações recentes em Salve-se Quem Puder (2020) e No Corre (2023).
No cinema, atuou em filmes como Grande Sertão, Cafundó e produções com Renato Aragão. Nos últimos anos, enfrentou depressão durante a pandemia, mas contou com o apoio dos filhos para superar a fase. Em entrevista a Pedro Bial, disse que desejava voltar à TV.
Cuoco também enfrentou episódios conturbados, como um desentendimento com Carolina Ferraz nos bastidores de um remake e um processo de paternidade que foi descartado por exame de DNA.
Francisco Cuoco deixa um legado artístico que atravessa gerações. Ícone da televisão brasileira, será lembrado por sua elegância, talento e por papéis que marcaram a história do entretenimento no Brasil.








