Ontem, dia 10 de março, um avião monomotor que levantava voo da pista de Pauini, no sul do Estado do Amazonas atolou no momento da decolagem. O piloto abortou a primeira tentativa de levantar voo porque a lama presente na pista impediu a aeronave de atingir a velocidade necessária ao procedimento. O avião precisou ser empurrado pelos passageiros para sair do atoleiro em que se encontrava. Alguns passageiros desistiram da viagem por receio de que algo mais greve pudesse acontecer com a aeronave no momento da segunda tentativa de levantar voo.
Inacreditável! Avião atola em pista de pouso danificada / foto : Kassandro Ferreira.
A pista do aeroporto de Pauini que já não estava em boas condições de uso foi completamente danificada por ordem do governo municipal que mandou retirar a cobertura asfáltica da pista e substituí-la por barro. Essa inexplicável atitude da atual gestão fez aumentar o risco de acidentes na pista, principalmente nesse período chuvoso.
A reportagem deste jornal apurou que a perfeita Eliana Amorim recebeu no ano passado sugestões de recuperação da pista com utilização de asfalto frio para tapar os buracos, que segundo consta, sairia por menos de R$ 60 mil. Em vez de providenciar a recuperação da pista, decidiu acabar com a cobertura de asfalto que ainda existia. Foi justamente essa decisão que deu início ao estado de deterioração da pista e, no momento atual, provocou a atolagem do avião.
Inacreditável! Avião atola em pista de pouso danificada / foto : Romário Vieira